BEC estreia com vitória na Série C após um período de preparação desafiador

A equipe venceu o Caravaggio, de Nova Veneza, pelo placar de 1 a 0. O resultado é fruto do esforço que a diretoria teve para concretizar a participação na competição

O BEC (Blumenau Esporte Clube) iniciou sua trajetória na Série C do Campeonato Catarinense com um resultado positivo, jogando na cidade vizinha de Indaial, no estádio Ervin Blaese/Arena BEC. O time comandado pelo técnico Elton Belz derrotou o Caravaggio, de Nova Veneza, por 1 a 0.

O gol da vitória, marcado por Juazeiro, veio apenas aos 44 minutos do segundo tempo, quando o time blumenauense já contava com um jogador a menos por conta da expulsão do capitão Raphael Sabella.

O time ocupa o segundo lugar na classificação após o final da rodada, atrás apenas do Itajaí, que também tem 3 pontos, mas lidera pela vantagem nos gols pró, ou seja, aqueles marcados durante o campeonato. Confira algumas imagens da partida:

Créditos fotos 1 e 2: Reprodução Facebook BEC/Divulgação/Nosso TAL. Créditos fotos 3 e 4: André Santos/Portal Alexandre José/Divulgação/Nosso TAL.

Na segunda rodada do campeonato, o BEC vai enfrentar o Imbituba, no estádio Emília Mendes Rodrigues. O time, que vai jogar no próximo domingo (3/10), está em busca de 100% de aproveitamento para subir na classificação.

A busca por uma casa

A estreia do BEC com vitória é resultado do trabalho incessante da diretoria, encabeçada pelo presidente Eduardo Corsini, que assumiu o posto em novembro de 2020. No ano passado, o antigo problema da falta de um estádio municipal em Blumenau obrigou o time a desistir da disputa da Série C.

Mas em 2021 a diretoria se desdobrou para encontrar uma alternativa para este problema. A solução encontrada foi jogar em uma cidade vizinha. Para conseguir treinar e disputar a série C, o BEC arrendou o estádio Ervin Blaese, em Indaial, até o ano de 2023.

Segundo Corsini, outro clube catarinense teve uma participação importante na garantia da nova casa para o BEC. “A preparação do estádio só foi possível devido à parceria que o Blumenau fez com o Joinville, onde o Joinville ficou cuidando da parte de montagem do elenco e a diretoria do Blumenau pode, aí sim, se dedicar para estruturar o estádio, dentro das normas exigidas pela federação para a prática do futebol. Então foi algo bastante complexo. Era uma estrutura já debilitada, vamos dizer assim, mas que agora se tornou uma grande praça de esporte”, explica.

A montagem do elenco

A parceria com o Joinville permitiu ao Blumenau Esporte Clube disputar a Série C sem ter grandes gastos com o elenco, que ficou sob responsabilidade do clube da região Norte do Estado. Enquanto o Joinville disponibiliza a estrutura para o treinamento dos atletas e arca com os custos de hospedagem e alimentação, o BEC fica responsável pela inscrição dos jogadores junto à FCF (Federação Catarinense de Futebol) para a competição.

Corsini explica que a parceria veio em boa hora para ambos os clubes. “Tivemos um contratempo, porque a federação até então não tinha programado o campeonato Sub-20, e esse foi o propósito da parceria, dar minutagem para esses jogadores, mas de última hora ela fez (a programação do Sub-20) e acabou prejudicando o Joinville. E em comum acordo, nós tivemos a condição de buscar alguns jogadores para reforçar esse elenco”, detalha.

O presidente do BEC ainda comenta que a parceria é responsável por “dar condições para o Blumenau fazer sua parte custeando os jogos em que for mandante e fora de casa”.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do BEC
O BEC foi fundado em 1919. Inicialmente, o time se chamava Brasil Football Club. Depois de diversas mudanças de nome, o time escolheu o seu nome definitivo em 1980. O BEC ganhou destaque no Campeonato Brasileiro das séries B e C e da Copa Brasil. Após ser desativado em 1998 por conta de dívidas, o clube retornou e fechou as portas várias vezes desde então, até a sua volta definitiva em 2017.

Repórter: Luciano dos Santos.
Editor: Lucas Trapp Serpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *