Perfis no Instagram de cães conquistam seguidores e patrocínios por meio de publicações de seus cotidianos
Eles são considerados os “melhores amigos do homem”. Companheiros, carinhosos, agitados, de guarda e, agora, também, ocupam as timelines do Instagram. Os dogs digitais influencers, como são popularmente conhecidos, por meio da iniciativa de seus donos, têm suas rotinas contadas na internet, que vão desde aquele passeio no parque, a ida ao veterinário ou aquela soneca preguiçosa no sofá de casa, atraindo, desta forma, seguidores e até mesmo, patrocínios.
A região do Vale do Itajaí está cheio desses influenciadores de quatro patas. Um exemplo, de Blumenau, é o Stout (@stoutbulldogblumenau). O cão instagrammer, em seu perfil oficial, já conta com mais de 1,5 mil seguidores, que acompanham as fotos e demais publicações feitas pelos “pais do Stout”, a Elaine e Ricardo Hilmers. “O Stout veio para a nossa família quando eu estava fazendo um tratamento de saúde e, por isso, afastada do meu emprego. Ele foi fundamental na minha transformação. Hoje, é a alegria da casa. Ele é como um filho, pois, depende de nós para comer, vai a creche, viaja conosco e tem até festinha de “auniversário” e, também, vai na dos “aumiguinhos”, conta Elaine, a criadora e administradora do perfil.
O carinho e o amor da família pelo animal sempre foi transmitido nas redes sociais. Elaine explica que a iniciativa de criar um perfil específico para o cão, no Instagram, partiu das publicações feitas em seu perfil pessoal. “A conta dele começou alguns meses depois do Stout chegar em nossa casa. Eu postava bastantes vídeos dele no meu Instagram pessoal, quando percebi que haviam muitos perfis específicos de animais de estimação, então, resolvi criar um para ele, também, e compartilhar o seu dia a dia, comportamento e trocar informações com outros perfis”, afirma a idealizadora, explicando que a periodicidade das publicações varia de acordo com o local e o tempo. “Gosto de fazer uma fotografia legal para publicar, porém, nem sempre, na correria do dia a dia, consigo produzir esse tipo de conteúdo”, relata.
A troca de informações entre os administradores destes perfis, para Elaine é, também muito importante, tanto que ela participa no WhatsApp do grupo “Dogs Blogueiros de Blumenau”, uma iniciativa da bacharel em Contábeis, e administradora do IG @kyra.kloe.kayle, Kátia Costa Schwanke.
Segundo Kátia, o grupo, mesmo recente, com apenas dois meses, já conta com mais de 20 integrantes que buscam socializar os seus pets. “Eu já participava de outros grupos de cães, e, então fui conhecendo pessoas envolvidas com redes sociais de cães aqui de Blumenau, e foi aí que tive a ideia de ter um grupo aqui na cidade. Em um evento, no Parque Ramiro, tive a oportunidade de conhecer muitos administradores e seus cães pessoalmente. Conversei com eles, e montei o grupo”, explica a administradora.
Além de socializar, o grupo é usado para a troca de ideias entre os “pais dos cães”. “A troca de informações é essencial entre nós. Conversamos desde promoções em nossas redes sociais, eventos na cidade, que muitos não sabiam que iam acontecer, produtos que usamos nos pets e, até mesmo, dúvidas relacionadas a saúde do animal. Assim, a nossa vida virtual vêm mudando muito, porque ficamos mais unidos, devido à proximidade da região. Eu adorei ter criado o grupo”, conta Schwanke.
(Para participar do grupo, basta mandar um “aulô” no perfil do Instagram administrado pela Kátia, em @kyra.kloe.kayle).
O Stout, que é chamado assim devido a cerveja de mesmo nome, é adepto a alimentação natural, o que, segundo sua dona, vêm gerando bastante dúvidas e engajamentos em suas publicações, por isso, para ela, é importante trocar informações com outros proprietários. “O maior engajamento com as publicações acontece através dos stories e quando compartilho publicações sobre a alimentação dele”, conta.
Para Tayra Leitão Ferreira, Consultora em Marketing Digital, os perfis de dogs digitais influencers vêm ganhando cada vez mais engajamento devido a identificação dos seguidores para com o material publicado. “Esse conteúdo é cada vez mais consumido na internet porque as pessoas veem lá o cão bonitinho, engraçado e acabam compartilhando. É uma questão mais de identificação, são simpatizantes dos animais, que gostam de, também, acompanhar a vida desses bichinhos na internet”, explica Ferreira.
Ainda de acordo com a consultora, marcas que utilizam destes perfis de cães para divulgar seus produtos podem ter um bom retorno, tanto para o crescimento e divulgação quanto para o consumo dos próprios cães, uma vez que o público principal destes perfis são os proprietários de animais. “As marcas estão usando de um ser vivo, que tem uma identidade, não estão patrocinando somente uma imagem”, afirma.
Porém, o engajamento e conquistar patrocínios não são os principais objetivos de alguns perfis. Exemplo disso, é o Jamal Affonso (@jamal_affonso), administrado pela Léa Affonso, com o auxílio de seu filho, Gabriel. “O perfil não gera renda e não temos essa pretensão. Temos alguns objetivos, como mostrar o quanto um cão pode trazer alegria para um família, incentivar a adoção em nossa cidade, que tem muitos bichinhos querendo ser motivo de felicidade para alguém, e, principalmente, prestar um serviço de utilidade pública postando as necessidades das ONG’s e apelos de bichos perdidos que precisam de ajuda”, conta Gabriel, estudante de publicidade.
A família conta que está com o Jamal desde o mês de fevereiro deste ano. “Ele tinha sido abandonada com a mãe e irmãos, e quando o vimos em uma rede social, foi amor à primeira vista. Já nos primeiros dias, falamos que ele iria ter um cantinho só pra ele, mas logo ele se apoderou do nosso coração, hoje podemos dizer que nós é que temos um cantinho em casa”.
O afeto pelo animal, assim como no caso do Stout, foi o incentivo para que o cão tivesse seu próprio perfil, que tem mais de 4 mil seguidores, no qual, seu cotidiano pudesse ser registrado. “Quando saímos com ele pela primeira vez, se mostrou muito querido e simpático. Logo, pensamos que isso não poderia ficar só na nossa família, queríamos compartilhar com todos a alegria e gratidão do Jamal”, exclama Affonso.