Projeto solidário arrecada roupas e alimentos para famílias carentes no final de ano
Rebeca Nogueira
Empatia é saber se colocar no lugar dos outros, e a Letícia Ferreira sabe muito bem como fazer isso. Depois de enfrentar uma luta contra um câncer começou a ver as coisas de uma forma diferente e a valorizar as pequenas coisas que a vida proporciona. O projeto Uma andorinha só não faz verão começou após uma conversa com uma amiga. ‘’Nós estávamos falando a respeito do quanto temos e não damos o valor devido. E quantas pessoas passam por necessidades básicas ‘’ avalia Letícia.
O projeto começou a quatro anos, depois de uma postagem feita por Letícia em suas redes sociais pedindo arrecadações de toucas e lenços para os pacientes oncológicos de quimioterapia do hospital de Lages. Mais tarde, outros projetos começaram a crescer.

Neste ano para dar o um Natal mais digno para pessoas carentes, Letícia começou a campanha Um Natal feliz. O objetivo é arrecadar donativos como alimentos, produtos de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. Os donativos serão montados em cestas básicas e distribuídos para as famílias catarinenses de baixa renda.
Infelizmente a realidade de famílias que passam fome é mais próxima do que parece. “Tenho várias amigas professoras da rede pública que convivem diariamente com uma realidade infeliz, socialmente falando’’, lamenta a idealizadora do projeto. Mas, felizmente existem várias pessoas que se sensibilizam com o projeto e se voluntariam para fazer ele crescer.
Atualmente, Letícia não sabe dizer quantas pessoas são voluntárias no projeto, mas tem a certeza de que todos eles têm o mesmo objetivo: Fazer o mundo um lugar melhor. Acredita que solidariedade é você doar o que te faz bem e não a roupa que não serve mais ou o sapato que saiu de moda. “Acredito que bem mais valioso que uma grande conta bancária, um carro do ano, uma enorme casa. O legado que quero deixar para os meus, é que vim sem nada e voltarei sem nada. Quero que as pessoas se lembrem de mim pelo que fiz, e não pelo que deixei’’, fala Letícia.