Cardápio diversificado tem receitas originais da Itália e adaptações brasileiras para todos os gostos
Das mais de cem opções de alimentação, o sorvete de vinho é uma das iguarias que chama a atenção logo na entrada da Festitália. A combinação que une duas paixões, a uva e o gelato, surgiu da busca por um sabor mais fiel ao vinho, como explica Yasmin Gomes, dona da Casa do Sorvete de Vinho: “a gente sempre trabalhou com sorvete de vinho, mas de outras marcas. Aí vimos que elas não lembravam muito a bebida, então decidimos fazer ele mais forte. Fomos testando até chegar no sabor ideal, o mais próximo do vinho possível”, conta.
O maior desafio, segundo ela, foi ajustar o teor alcoólico. Isso ocorreu pois o álcool não congela, o que dificultou fazer com que o sorvete ficasse num ponto bom para servir. A proprietária conta que o produto tem feito sucesso entre os visitantes. “Ele desperta a curiosidade. Não tem no mercado, então as pessoas querem experimentar. O pessoal pergunta ‘sorvete de vinho? Como é que vai ser?’ e acabam gostando bastante”, diz. Nos fins de semana, ela chega a vender cerca de mil unidades por dia.
Mas os sabores da Festitália vão muito além das sobremesas. A Casa d’Italia oferece um cardápio de pratos variados com ingredientes que resgatam a memória afetiva da culinária italiana.
O chefe de cozinha do restaurante, Nyels Rosa, explica a origem das delícias servidas no local. “Os risotos e o macarrão vêm de uma receita familiar, que veio da Itália. A gente adaptou um pouco para dar conta da demanda do evento, mas sem perder a essência”, revela.
Segundo ele, manter o sabor autêntico depende de ingredientes de qualidade, como tomate, azeite, manjericão, entre outros que são fundamentais na preparação dos pratos. Já no risoto, o segredo é não perder o ponto do arroz e finalizar com bastante manteiga e parmesão.
Sobre o equilíbrio entre tradição e inovação, Nyels afirma que esse fator é um desafio constante.
“É complicado. Na Itália, usavam muito o que tinham em abundância, mas, aqui, temos outras limitações, como o custo. Então a gente tenta equilibrar a tradição com a realidade, sempre buscando bons fornecedores”
Nyvels Rosa
Entre os pratos de maior sucesso da Casa d’Italia estão o fettuccine com filé mignon e molho grana padano, os risotos de funghi e de alho-poró, além do típico prato italiano com goulash, polenta mole, talharim, radicci e parmesão.
Outro espaço que tem atraído o público é a Casa da Lasanha, que apresenta receitas artesanais com massa caseira. As opções variam entre os clássicos bolonhesa e quatro queijos, até versões com palmito e frango, oferecendo alternativas para todos os gostos.
Sucesso de público desde a edição de 2024, o churros de polenta, e o tradicional X Polenta seguem como destaques entre as opções mais procuradas pelos visitantes.
Para quem busca uma opção de almoço durante a Festitália, o Pavilhão 1 abriga o Ristorante Casa di Sapori. Com serviço por ordem de chegada e buffet livre, o espaço proporciona uma experiência completa ao visitante, que pode saborear pratos típicos da culinária italiana enquanto aprecia apresentações musicais ao vivo.
Além dos pratos típicos, o cardápio da Festitália também abre espaço para outras influências. Quem quiser diversificar pode experimentar crepes, fondue e doces diversos. Ao todo, são 18 pontos de alimentação espalhados pelos setores do evento, oferecendo variedade e qualidade para todos os gostos.
A gastronomia da Festitália é mais que um atrativo, é parte essencial da experiência, unindo cultura, história e sabor em cada prato servido.
Por: Amanda Deschamps e Daiane de Ramos