Por que os times blumenauenses não estão na elite do futebol catarinense?

Campeonato chega à edição de número 99 e não possui nenhum time de Blumenau na disputa

O campeonato catarinense de futebol de 2024 está prestes a começar. A competição, que chega a sua 99ª edição, terá início em janeiro e término em abril, com 12 clubes disputando o título estadual. Os jogos serão transmitidos na internet, televisão e rádios, para que os torcedores possam acompanhar as emoções da competição. 

Enquanto alguns clubes celebram a participação edição que marca os cem anos do campeonato, outros lamentam a ausência. É o caso dos times de Blumenau que não tem nenhuma equipe na primeira divisão do campeonato catarinense desde 2021, quando o Metropolitano marcou participação. O clube, fundado em 2002, chegou a disputar a série C do Brasileirão em 2008, e atualmente enfrenta uma grave crise administrativa e financeira.

Metropolitano volta à elite do Catarinense — Foto: Patrícia Amorim/Hercílio Luz

O outro time da cidade, o Blumenau Esporte Clube (BEC), também vive uma situação difícil, tendo sido rebaixado para a terceira divisão em 2022. A equipe voltará a jogar a segunda divisão no ano que vem. Entretanto, os clubes blumenauenses buscam se reestruturar para voltar a disputar a elite do futebol catarinense, mesmo enfrentando diversos obstáculos, como a falta de apoio, de patrocínio, infraestrutura e torcida. 

O campeonato

Sendo um dos campeonatos mais antigos do Brasil, o Catarinense foi disputado pela primeira vez em 1924, vencido pelo Avaí, tendo desde então, diversas mudanças no formato, número de participantes e critérios de classificação. Os maiores campeões são os times da ilha, Avaí e Figueirense, com 18 títulos cada, seguido pelo Joinville, com 12, e Criciúma, 10 troféus da competição. No ano passado, quem levantou a taça do Campeonato Catarinense foi o time do Brusque. 

Além dos times da capital, disputarão o torneio a Chapecoense, Criciúma e Joinville, que já são considerados como favoritos. Também estão na disputa o Inter de Lages, que veio da série B, e o Marcílio Dias, que busca o bicampeonato após 60 anos.

Valdair Matias segue na presidência do Metropolitano – Foto: Divulgação / CMB

O Metropolitano participou da série A do campeonato catarinense 15 vezes, sendo a última no ano de 2021, onde o time teve um retrospecto de uma vitória, três empates e sete derrotas. O time blumenauense já não estava mais jogando em seu estádio, no Monumental do Sesi, e sim no Hermann Aichinger, em Ibirama. De acordo com o Presidente do clube, Valdair Matias, esse é um dos principais motivos do time não conseguir um bom desempenho nos campeonatos.

“A maior dificuldade que nós temos para manter bons resultados com certeza é jogar fora de casa, no caso em Ibirama. Esperamos poder jogar no SESI novamente, o que infelizmente não está no nosso alcance de decidir. Estamos com dificuldades de encontrar novos sócios também por causa desse problema”.

Valdair Matias

Série B

A série B do Campeonato Catarinense de 2024 já tem data marcada para começar. O torneio será disputado a partir do dia 26 de maio e a final está programada para acontecer no dia 25 de agosto. O Campeonato Catarinense da Série B 2024 contará com Camboriú, Atlético Catarinense, Santa Catarina, Guarani, Juventus, Metropolitano, Caravaggio, Carlos Renaux, Tubarão e Blumenau.

A série B do ano passado foi marcada pela grande campanha do Inter de Lages, o campeão da edição. O único time de Blumenau que disputou o campeonato foi o Metropolitano, que fez uma campanha fraca. Foram sete pontos na primeira fase, com duas vitórias, um empate e cinco derrotas, foram derrotados nas quartas de final, primeira fase de mata-mata da competição, pelo Guarani, em um placar agregado de 4×1. 

“O que deu errado para o Metropolitano ano passado foi perder quando nós mais precisávamos ganhar, que foi no mata-mata”, afirmou o presidente Matias.

Mesmo com o campeonato de curta duração, o time do Metropolitano trocou de técnico três vezes. O primeiro trabalho realizado foi o do técnico Omar Feitosa, que terminou seu trabalho com uma vitória e uma derrota, em seguida veio Luciano Dias, ex-auxiliar de Fernando Lázaro, que terminou a sua campanha com cinco jogos, sendo uma vitória, um empate e três derrotas. Após a demissão de Luciano Dias e com as fases mata-mata chegando, o Verdão do Vale decidiu contratar o treinador Francisco Diá, que terminou sua campanha com três derrotas em três jogos disputados.

“Com o passar dos anos o nível da Série B do Campeonato Catarinense tem evoluído. Os clubes estão mais organizados dentro e fora de campo, o que torna a competição bastante equilibrada e com bom nível. Acreditamos que será uma das melhores Série B do Estadual nos últimos anos”.

Rubens Angelotti para a Federação Catarinense de Futebol (FCF). 

A situação dos times de Blumenau contrasta com a de outras cidades do estado, que contam com equipes tradicionais e competitivas na elite do futebol catarinense. Para os torcedores, resta a esperança de que os times da cidade possam se reerguer e voltar a brilhar no cenário do futebol catarinense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *