Bruschettas artesanais, galetto com ravioli e X-Polenta mostram como tradição e inovação se encontram nos pratos da festa
Em uma festa italiana, o que não pode faltar é boa comida. Na Festitália 2025, são mais de 100 opções, com destaque para os pratos salgados, que ganham ainda mais protagonismo, em especial pelas mãos de chefs e cozinheiros que levam a sério a missão de representar a gastronomia italiana com autenticidade e criatividade.
Entre os destaques do circuito gastronômico, as bruschettas da Amikos Bakery chamam a atenção de quem passa. A casa, especializada em pães artesanais, participa da festa pelo segundo ano consecutivo e já figura entre as preferidas do público.
“É uma experiência ímpar, né? Um povo encantador, um povo educado, um povo diferente. A gente está muito contente de estar presente nessa festa, nesse movimento novamente”
Binho
Segundo ele, as bruschettas são o carro-chefe. “Têm uma saída muito grande, de diversos sabores, as mais tradicionais”, diz. Outra opção que tem conquistado os visitantes é o sanduíche de fermentação natural com mortadela.
A aposta em sabores simples, mas bem executados, é uma das marcas da Festitália. E poucos pratos traduzem isso melhor do que o clássico galeto. No restaurante Galeteria Golden Chicken, o frango assado e bem temperado é servido em porções generosas, com acompanhamentos típicos como polenta frita, maionese e salada.
Segundo Diogo Reif, chef da casa, a primeira noite da festa já demonstrou a força da tradição e destaca que o prato mais pedido do dia foi o galeto com ravioli.
Mas os sabores não param por aí. O restaurante Seu Porco combina tradição com irreverência, servindo churros de polenta, uma releitura criativa que mistura textura crocante com toques salgados, oferecendo uma experiência diferente ao público.
Já a Piazza della Polenta aposta no inusitado X-Polenta, um sanduíche robusto com polenta no lugar do pão, recheado com carnes e molhos típicos.
Na mesma linha de inovações gastronômicas, o estande da Duo di Gusto apresenta a pizza em cone, ideal para quem quer saborear algo prático sem abrir mão do sabor.
A Casa D’Itália e a Mon Cheri também marcam presença com pratos tradicionais e releituras de receitas clássicas, reforçando o elo da cultura italiana com a mesa dos visitantes.
Para quem decide explorar a gastronomia, o evento oferece uma viagem sensorial com pratos clássicos, novidades e muita criatividade culinária dos brasileiros apaixonados pela cultura italiana. É uma oportunidade de celebrar a herança com garfo e faca, e sair da Festitália com a alma e a barriga cheias.
Por: Caroline Reiser Machado e Ana de Liz Marcolin