A espécie é conhecida como a mais rápida entre os tubarões
Júlia Beatriz
Um tubarão da espécie conhecida como anequim, considerada a mais rápida de todos os tubarões, podendo alcançar uma velocidade de até 75km/h embaixo da água, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira (5), em Itapema, litoral de Santa Catarina. No dia anterior, um animal da mesma espécie foi identificado na costa da praia, com dificuldade para voltar ao mar. O corpo de Bombeiro fez o resgate e por não ter sido feita marcação no animal, não é possível saber se o tubarão morto é o mesmo que foi resgatado na noite de terça-feira.
De acordo com o oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni, tubarões dessa espécie podem ser encontrados ao redor do mundo todo e nascem com, aproximadamente, 70 centímetros, podendo alcançar até quatro metros de comprimento, pesando 500 quilogramas. “Esta espécie é considerada semi-oceânica e ocorre no mar brasileiro de norte a sul do país. O indivíduo que apareceu em Itapema era jovem, aparentemente estimamos em torno de 1,7m de comprimento, o que nos dá uma idade estimada entre 5 e 7 anos”, afirma.
Rodrigo ainda explica que apesar de serem capturados pelas pescarias, não é algo comum aparecerem encalhados nas praias. Muitas vezes, pode estar relacionado a interação com a pesca, o que provavelmente não é o caso do tubarão encontrado no estado, ou por algum tipo de desorientação no tubarão, por conta de alguma doença. “Lembro sempre que animais encontrados encalhados assim não devem ser consumidos”, conclui o oceanógrafo.
O corpo do animal morto desapareceu antes do Corpo de Bombeiros ou da equipe do Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) chegarem ao local. A Fundação do Meio Ambiente (Faaci) não possui informações sobre quem tirou o animal do local.