Você sabia? Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data serve para, principalmente, combater preconceitos em relação aos portadores

Júlia Beatriz e Edemir Júnior

O dia 02 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Estabelecido em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e derrubar preconceitos.

Deize Gross, é mãe de José Fernando, de oito anos. O menino tem autismo de nível um, que é o grau mais leve. Deize conta que o preconceito das pessoas ainda está muito presente nas ações corriqueiras do dia a dia: “as pessoas ficam olhando, julgando. Elas falam que a gente não dá limite, que tem que ser mais rígido com ele. Já passamos situações em que estávamos no mercado e a mãe falava para seus filhos não brincarem com o nosso, pois ele é muito perigoso. São muitos causos, sabe? Ele também não aguenta ficar parado em fila, fica impaciente e todo mundo fica fuzilando a gente com o olho. É muito complicado”.

Para crianças portadoras do TEA, é muito importante um acompanhamento regular de profissionais. Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau (APAE), que atende cerca de 40 alunos com autismo, são praticadas diversas atividades, como: educação física, artes, informática, hidroterapia, terapia sensorial, musicoterapia e gameterapia. Essas diversas ações buscam integrar socialmente os estudantes e são realizadas junto a uma equipe composta por: fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogas, nutricionista, dentista e psiquiatra.

A diretora da APAE, Patricia Osika, relata que na escola, o relacionamento dos alunos com os profissionais é de muito respeito e que o preconceito ocorre, infelizmente, com pessoas altas, baixas, entre outras, e não só com quem possui alguma deficiência, seja física ou mental: “nas crianças, antes que o ato seja contaminado por juízos de valor negativo, os pais e educadores devem intervir para mostrar que é preciso aceitar as diferenças e conviver em harmonia com elas desde muito pequenas. Assim, acreditamos na inclusão escolar e social”.

Prefeituras de Blumenau e Indaial aderem à campanha

A partir desta terça-feira (02) até o próximo fim de semana, o prédio da Prefeitura de Blumenau passará a ser iluminado pela cor azul, relembrando a campanha de Conscientização ao Autismo. 

Já em Indaial, a prefeitura da cidade também se movimentou e passou a oferecer uma Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo. Com o documento, o portador do TEA ganha preferência para atendimento em fila de banco e supermercado, isenção de impostos para  compra de veículo, desconto na entrada de cinema, entre outros proveitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *