Tradição que se mantém

Apesar do avanço tecnológico, a indústria de exibição cinematográfica continua atraindo fãs e clientes para as salas de cinema

Marcelo Santiago

Não é preciso ir longe para ter acesso às diversas opções de filmes em diferentes aparelhos ou aplicativos. 
Um dos exemplos mais emblemáticos é a Netflix, a provedora global de filmes e séries que possui 137 milhões de assinantes no mundo, sendo que, ganhou mais sete milhões apenas no terceiro trimestre de 2018. Por meio dos seus serviços, é possível assistir a filmes sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso ao seu conteúdo online.

Concorrência:

Em 2018, entre os assinantes dos serviços de filmes online, 75% optam pela Netflix, um aumento de 10% com relação ao ano anterior.

Assinatura de serviços de filmes online:

Netflix75%
Net Now11%       
HBO6%
Não assinam20%
Pesquisa Datafolha – Jan/2018

Mas apesar da praticidade e comodidade que a televisão via streaming (informações multimídia transmitidas pela internet) oferece, há quem prefira assistir aos filmes no tradicional ambiente do cinema, ou seja, à moda antiga. 
Para se ter uma ideia, o município de Blumenau é o segundo maior do estado em número de público e renda, ficando atrás apenas da capital, Florianópolis. Ao todo são 494 mil espectadores e uma renda de R$7.695 registrados nas exibições, de acordo com a Agência Nacional de Cinema. 

João Cenair Portalete é gerente da marca GNC cinemas e mais do que um funcionário da empresa, é também um grande apreciador desta magia cinematográfica, como ele mesmo denomina:  
“é um encanto e marca a vida de muitas pessoas. Uma nostalgia que não tem preço ou tecnologia que derrube”. Com muita empolgação, João relembra a época em que não trabalhava no cinema e precisava aguardar na rua para chegar a uma bilheteria e comprar seu ingresso. Não havia Bombonière (ponto comercial de alimentos e bebidas) e muito menos o conforto que encontramos atualmente no seu ambiente interno. 

Em 2018 ocorreu uma redução de 112 mil espectadores nas exibições cinematográficas, comparado ao ano anterior. Essa queda de público, pode- se atribuir também ao preço alto dos ingressos, tendo em vista o aumento do valor nos últimos anos.

A média do ingresso no Brasil foi de R$ 14 para R$15 em 2017, crescimento de R$ 0,90 na média (6%).

Dados: Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro – 2017

O deslocamento até o shopping mais próximo e o aumento nos valores de bilheteria (incluindo bebida e comida), acabam de certa forma afastando o público. Para aqueles que são aficionados pelo cinema, é difícil chegar à entrada principal e não ser atraído pelo aroma da pipoca recém estourada na máquina ou mesmo sentir a emoção em prestigiar um filme tão aguardado dentro daquela sala fria, escura e silenciosa. 

A paixão pelo cinema é tanta, que algumas pessoas buscam registrar e eternizar de alguma forma esse momento em sua vida. É o caso de Renata Dutra Raduenz e do Rogério Mellies, um jovem casal que além do amor que sentem um pelo outro, também mantém um relacionamento sério com o cinema. Renata ,por sua vez, faz questão de exibir (literalmente) a todos a sua paixão. Ela detém a imagem de um projetor de rolo tatuado em seu ombro, podendo assim levar consigo este símbolo tão importante na vida do casal. 

Tatuagem do projetor.
Crédito:Renata Dutra Raduenz

Eles, inclusive, vêm mantendo essa atividade prazerosa há pelo menos oito anos e não pensam em parar de maneira alguma. “Como somos da época dos filmes projetados em rolo, a gente adorava sentar na última fileira da sala para poder ouvir aquele barulho do rolo sendo projetado, enquanto todos estão em silêncio”, conta Rogério. 

Durante o mês inteiro chegam a assistir três ou quatro sessões e para ambos, aquele é o momento de relaxar, ficar em silêncio e apenas prestar atenção no filme, sem qualquer outro tipo de preocupação ou distração. 

Para o comerciante Ramon Felipe Soares, de Farroupilha (RS), o cinema o atrai por poder compartilhar emoções e sentimentos com o público durante o filme, seja por um momento de tristeza, medo ou felicidade. Em sua vinda para Blumenau, não perdeu a oportunidade de prestigiar um bom filme, na presença de sua sobrinha, que mora em Gaspar. 

A estudante de jornalismo, Júlia Henn, também é uma cinéfila (fã do cinema) assumida.  Ela comenta que prestigiar um filme não se trata apenas de um mero entretenimento e sim uma paixão, talvez até mesmo, certa obsessão. “O cinema se difere dos outros, principalmente para quem é apaixonado pela arte cinematográfica, porque o prazer de se assistir um filme numa sala de cinema e com aquela tela imensa é incomparável”, afirma. 

São histórias e relatos como estes, que ajudam o cinema a “sobreviver” por tanto tempo em meio à chegada de outros aparelhos eletrônicos de vídeo, como o videocassete, DVD, TV por assinatura e agora as transmissões por internet. Para isso, as empresas precisam investir também em novas atrações, se readaptar a realidade e descobrir outras maneiras de resgatar esse público. “Já temos as bombonière, o marketing de produtos relacionados aos filmes e a exibição de jogos de futebol e shows de músicas. O cinema deixou de exibir apenas filmes, para tornar-se uma área de lazer completa”, relata João, gerente do GNC.
        
Outro fator que chama a atenção é onde estão localizadas as salas de cinema no Brasil. Ao todo são 3.223 salas comerciais e destas, 2.879 se encontram em ambientes fechados (shopping centers), o que representa 89,3% e pouco mais de 340 em ambientes abertos. 

Em Santa Catarina, apenas o município de Lages ainda abriga seu tradicional cinema de rua, o Cine Marrocos. Inaugurado em 1964, é um verdadeiro museu a céu aberto que têm preservado a história, essência e a famosa magia do cinema.

Investindo para o futuro:

Instituído pela Lei 12.599/2012, o programa Cinema Perto de Você foi criado com objetivo de expandir o mercado interno e acelerar a implantação de salas no país. O programa é gerenciado pela ANCINE em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e com a Caixa Econômica Federal. O Cinema Perto de Você pretende fortalecer as empresas do setor e levar o cinema e serviços culturais para mais perto de todos os brasileiros, facilitando o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares dos grandes municípios. Essas medidas representam um desafio aos empreendedores para o crescimento e uma oportunidade para o fortalecimento e a modernização do cinema no Brasil.

Fonte: Ancine

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