Música anima visitantes da 30ª Festitália em Blumenau

Público cantou junto com os grupos musicais na primeira noite de festa

A cultura italiana voltou a tomar conta de Blumenau com a abertura da 30ª edição da Festitália, na noite de quinta-feira (12), no Parque Vila Germânica. O evento, um dos mais tradicionais da cidade, celebra três décadas de existência com um clima de reencontro, festa e muita emoção. 

Durante dez dias, a programação cultural promete valorizar as raízes italianas com muita música. Na primeira noite, o palco principal recebeu atrações que traduziram em canções toda a riqueza e diversidade da cultura italiana. 

A primeira delas foi o grupo Fratelli del Circolo, que trouxe um vasto repertório da música tradicional italiana, interpretado com muita emoção. O público, formado por visitantes de todas as idades, acompanhou e cantou junto trechos marcantes de canções que atravessaram gerações.

Na sequência, a Orquestra Municipal de Guabiruba apresentou o espetáculo “La Bella Itália”, que uniu arranjos instrumentais com a energia vibrante de músicas típicas. O concerto encantou pela variedade de ritmos e estilos, indo do popular a canções dançantes, em uma performance que destacou a qualidade musical da região.

“Para a gente é um prazer novamente, a gente tem na nossa cidade também uma cultura muito forte da Itália, e acabamos de reviver agora os 150 anos da imigração. Então estamos trazendo nosso show de lá para cá com muito orgulho, para manter essa tradição”

Marcelo Heckert, maestro da Orquestra de Guabiruba.

Já Vlad Schmitt, presidente da Associação Artístico-Cultural Arpeggio, destacou a variedade musical do grupo. “Além desse repertório tão preparado com carinho, um estilo italiano, com músicas populares e folclóricas, também temos outros repertórios. Somos uma orquestra bem eclética que busca agradar a todos os nossos espectadores”.

O público dançou, interagiu e mostrou que, na Festitália, a música não é apenas entretenimento, é um elo com a memória, a identidade e o orgulho de um povo.

A programação musical da festa segue até 22 de junho, com foco na valorização da herança italiana, e uma atmosfera acolhedora que transforma Blumenau em um pedacinho da Itália. 

Por: Gustavo José Benevenutti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *