Vinhos, cervejas artesanais e drinks estão disponíveis no cardápio da festa
A Festitália é conhecida por sua gastronomia, música e pela variedade de bebidas que oferece. A cada edição, o evento amplia a oferta de bebidas, trazendo um cardápio diversificado de vinhos, drinks e até mesmo cervejas artesanais para brindar a cultura italiana com o público que lota a Vila Germânica.
Entre os destaques, está a primeira vinícola de Blumenau, que marca presença na Festitália há três anos. A Pavesi conquista o paladar dos visitantes com rótulos que trazem paixão e cuidado, desde a videira até a taça.
O sócio-proprietário Lucas Pavesi explica que o estabelecimento foi oficialmente fundado em 2021, mas as uvas começaram a ser plantadas em 2015.
“Iniciamos com o teste de fermentação. O resultado foi tão bom que decidimos projetar o lançamento da vinícola. O público gostou bastante e a cada ano aumentamos a produção, pois os lotes sempre acabam”, conta.
Lucas Pavesi
A Pavesi leva para o evento nove rótulos, incluindo vinhos brancos, laranja, clarete, espumantes e tintos, como Merlot e Cabernet. Uma das novidades dessa edição da Festitália é a taça de Prosecco tirada diretamente da chopeira. Com o clima mais ameno durante a festa, os vinhos tintos mais encorpados acabam sendo os mais procurados pelo público. Pensando na grande movimentação de pessoas, a vinícola Pavesi também conta com um carrinho ambulante circulando pela festa. O objetivo é ampliar ainda mais a presença do estabelecimento no evento.
A proposta da vinícola é oferecer bebidas de alta qualidade, com baixa intervenção química, priorizando métodos naturais de produção. “Nós conseguimos acompanhar de perto cada etapa do processo. Isso nos permite criar vinhos mais saudáveis, naturais e saborosos”, destaca Lucas.
Mas não são apenas os amantes do vinho que encontram opções de bebidas na Festitália. A Cervejaria Blumenau também marca presença com um estande recheado de rótulos, como a cerveja de vinho, que une duas tradições em um só gole.
Entre as opções disponíveis, estão os estilos Weizen, Pilsen, Italianinha, Little IPA, Capivara e a medalhista de vendas: a Frida Blond Ale. “É um estilo frutado, muito aceito pelo público. A Pilsen também sai bastante por ser tradicional, e a IPA agrada quem prefere um amargor mais marcante”, comenta a atendente do estande, Dayana Reiter.
Com produção artesanal, o diferencial da Cervejaria Blumenau está na qualidade e intensidade de sabor de seus chopes. Desta forma, as bebidas acabam sendo mais encorpadas e saborizadas, levando o nome da cidade. Apesar da predominância do vinho na Festitália, a cerveja artesanal tem conquistado seu espaço como uma alternativa refrescante e de alta qualidade.
“A expectativa para o evento é de muito movimento, assim como acontece na Oktoberfest. A cerveja se torna um diferencial para quem busca diversidade dentro de uma festa italiana”, aponta Dayana.
O evento ainda abriu espaço para experiências exclusivas que encantaram os visitantes já na primeira noite. A quinta-feira (12), que marcou a abertura da festa e coincidiu com o Dia dos Namorados, contou com o lançamento oficial do Camarote Plan B-Dolomiti, uma parceria entre a Dolomiti Wine Spirits e a organização da festa.
Outra vinícola presente no evento é a San Michele, fundada há 37 anos na Itália, com raízes em Rodeio. Já para quem busca uma bebida mais intensa, pode experimentar os licores da Cachaça Daga, produzidos sem adição de corantes ou aromas artificiais. Com vinhos naturais, cervejas e drinks variados, a Festitália oferece muito mais do que comida e música boa. A cada gole, o visitante mergulha em histórias com tradição e inovação.
Por: Amanda Deschamps e Daiane de Ramos