Sob gerência do Instituto Gene, o CIB conduz boas práticas a empresários e
empreendedores que tenham a inserção da tecnologia como inovação para abertura de empresas
Seja no ramo financeiro, construtor, ou audiovisual, são diversos os casos de empresas que passaram pelo Centro de Inovação Blumenau (CIB) e se consolidaram no mercado após a mentoria e conexões feitas na instituição, principal hub de inovação do da região do Vale Europeu.
No caso da VIS, produtora audiovisual em Blumenau que passou pela Incubadora do Instituto Gene, entre 2015 e 2019, o uso de inovações tecnológicas como a realidade virtual e realidade aumentada foi a chave para a produtora se destacar no mercado, prestando trabalhos para multinacionais. O atual CEO, Breno Brauns, destaca sua visão de como o CIB pode ser a porta de entrada para empresários e startups.
“Hoje em dia com muito mais mentoria e acesso a essas pessoas, podemos tirar dúvidas rápido e errar rápido para corrigir o quanto antes, quando falamos de empreendedorismo esse é o principal que vem em minha mente”, afirma o empresário.
Atualmente, o trabalho da empresa consiste em aplicar essas tecnologias para auxiliar outras empresas na promoção de seus negócios, em entrevista Breno Brauns contou um pouco mais sobre a vivência no Instituto Gene e da VIS na atualidade.
VIS e seus gestores mantém a inovação como ponto central de suas ideias expandindo as ideias para outras empresas do grupo que a VIS faz parte, um deles é o case de sucesso da Perto Digital, startup focada em acessibilidade digital, parceiro oficial de acessibilidade da Oktoberfest.
De casa para novos caminhos
Em diversos casos, a passagem pelo CIB leva a expansão em busca de sonhos maiores, como é o caso da Marvee, startup que atua como consultoria e BPO financeiro. Fundada por Manuel Victor em 2020, a empresa entrou no prédio do CIB como residente em 2021 e deixou a sala do prédio em outubro de 2025 em busca de expansão de mercado.
Dentro do CIB, a empresa encontrou espaço e oportunidade para se desenvolver e se reinventar como startup, tendo um dos grandes marcos o lançamento de seu software de gestão desenvolvido durante estadia no centro, inovação utilizada pelos seus franqueados e outras consultorias pelo país.
Para a cofundadora Daniele Guarez, estar no CIB foi importante para o crescimento e ampliação da empresa: “Estar no ambiente e com as pessoas da comunidade foi importante, a ideia da mudança de visão partiu de dentro do próprio CIB e nosso investidor anjo, Rafael Silva, o principal objetivo sempre foi vir, crescer, evoluir, se desenvolver e seguir nossa jornada, estar conectado nos permitiu crescer”, relata.
Além da nova sede, a Marvee continua seu projeto de expansão, projetando dobrar o número de clientes e funcionários sempre mantendo a inovação unida a seus objetivos.
Novas visões de negócios
A trajetória no CIB também significa mudanças e novos ares para empresários. No caso de Jean Ferrari, que já atuava no mercado de construção há 14 anos, ficou sabendo do CIB através da participação em um evento de negócios. Surgiu então, a FastBuilt, empresa que se denomina como construtech, isto é, uma startup que utiliza tecnologias inovadoras para modernizar o setor da construção civil. As mentorias realizadas pela Incubadora do Gene, com a utilização de tecnologia foram o diferencial para a solução de problemas da área. Através da criação de uma plataforma própria da empresa, a ligação entre construtoras e incorporadoras foi facilitado para gestão e pós-obra de empreendimentos.
O empresário acredita que a trajetória de aprendizado no CIB fez toda a diferença no mercado competitivo e que cada dia busca mais inovação. “É muito importante ter o CIB para ajudar neste processo, com mentorias e workshops, nos ajudaram nesse início de empresa a estruturar e entender possibilidades e mercado”, afirma. A ligação da FastBuilt com o ecossistema começou em 2019 quando ingressou no Programa de Incubação do Instituto Gene, permanecendo até 2022. Como empresa residente do CIB, ficou entre 2020 e 2024.
O empresário acredita que a trajetória de aprendizado no CIB fez toda a diferença no mercado competitivo e que cada dia busca mais inovação. “É muito importante ter o CIB para ajudar neste processo, com mentorias e workshops, nos ajudaram nesse início de empresa a estruturar e entender possibilidades e mercado”, afirma Jean.
Inovações consolidadas e o futuro
Casos como da FastBuilt e Marvee fortalecem a efetividade dos processos do Centro de Inovação como um marco para a valorização e desenvolvimento econômico, além de destacar a importância do uso de tecnologia no processo de transformação organizacional das empresas de Blumenau e região. Empresas interessadas em ingressar no CIB precisam se
candidatar via edital que segue aberto em fluxo contínuo por meio do site www.institutogene.org.br.




