Evento proporciona visibilidade para artistas e pequenos comerciantes de Blumenau e região
O Rock in Blu nasceu com o objetivo de dar oportunidades a bandas que estejam começando, além de proporcionar espaço a feirantes e artesões da região. Este mês foi realizado, no Container British Beer, mais uma edição do festival que tem como intenção principal resgatar o hábito de ir a eventos ao ar livre.
De acordo com um dos organizadores do evento, Nico Wolff:
“O Rock in Blu foi criado por meio das ideias de alguns músicos que me procuraram para fazer toda a organização, já que tenho em meu currículo, desde 1986, vários eventos realizados pelo sul do país, como o Skol Rock, show na Opinião, em Porto Alegre, entre outros. Aí formamos uma comissão de músicos e pessoas com alguma experiência em produção e foi criado o evento. Só disse a eles que, pra retomar eventos de porte em Blumenau, teria que ser feito ao ar livre. Como antigamente”
Além de shows gratuitos, o Rock In Blu visa a conscientização do público em relação a causas sociais promovidas pelo projeto. Nesse sentido, o dinheiro arrecadado na edição de novembro será doado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Porém, até chegar o momento do festival, Nico ressalta que tudo tem que ser feito em etapas: “Eu me responsabilizo pela organização geral, vou atrás das burocracias, imprensa e outras coisas. Os componentes da comissão têm em as suas funções: rede sociais, organização da feira de artesanato, criação das artes, do sorteio, da votação popular, produção de palco e no dia. Como são músicos, atuam como roadies, auxiliando nas apresentações e coisas afins”, complementa.
Sobre a programação, são priorizadas as bandas locais como forma de democratizar o acesso à cultura. “No momento cada etapa do Rock in Blu reúne uma média de 2 mil pessoas, somente com as atrações das bandas inscritas no movimento, mais a feira de artesanato, brinquedos infantis, além de tudo que o evento proporciona. O que nos deixa extremamente felizes. O Rock in Blu já está com o nome marcado na cidade”.

Dentre as atrações que já se apresentaram no festival, está a Nuvem Roxa, banda da vocalista Manu Poli. Para ela, “participar do Rock in Blu foi a primeira experiência de tocar em um palco maior, com um público maior e com maior visibilidade. Foi uma sensação única e indescritível. Com certeza, a maior parte de nós estava muito nervosa e nos preparamos muito pra que nada saísse do controle. Tivemos algum tempo para nos prepararmos, desde a contagem do tempo da apresentação, a escolha das músicas de acordo com o gosto popular, até a escolha do figurino, algo que levamos muito em conta, porque é a imagem da banda para toda a comunidade. Então a sensação principal foi de realização de um plano e um sonho que deram muito certo”.
Não é só rock
Após o Rock in Blu, a banda Nuvem Roxa ainda possui várias metas, dentre elas a de servir de inspiração e apoio as mulheres que tocam em grupos musicais. Para Manu Poli, “foi muito gratificante recebê-las no pós-show e ter ciência do quanto ver uma mulher no palco de um evento tão importante, faz com que elas se identifiquem e sintam que também podem estar lá algum dia!”.
Para a vocalista, ter tocado nessa edição trouxe um resultado positivo para a Nuvem Roxa. “Esse evento trouxe muita visibilidade, fomos chamados para mais shows e conseguimos organizar outros eventos“, complementa.
Como participar
O Rock in Blu abrange diversas vertentes musicais, passando pelo rock, metal, reggae, blues e punk. Para os interessados em se apresentar no evento, basta acessar a página www.rockimblu.com.br e se inscrever.
Por Emanuel Pamplona Reinert