Quatro espetáculos de contação de histórias serão apresentados em cidades catarinenses
Júlia Beatriz
Em maio, o projeto Baú de Histórias, voltado para crianças e jovens, será realizado em 31 cidades catarinenses, com o objetivo de mostrar para a população do estado a arte popular de origens ancestrais, valorizando o contador de histórias e incentivando a leitura.
A seleção dos grupos foi feita a partir da qualidade da encenação e relevância literária que foi proposta e , entre 97 propostas cadastradas na plataforma IdCult.Sesc, foram selecionadas quatro espetáculos de contação de histórias: “Brasil Pequeno Itinerante”, de Genifer Gerhardt, Porto Alegre (RS); “Quedelhe o Boi?”, do Pequeninus Grupo de Arte, Canelinha (SC); “Maracá”, da Cia ContaCausos, Chapecó (SC) e “Da Boca do Povo” ou “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, de Lieza Neves, Florianópolis (SC), que irá apresentar um espetáculo de acordo com a cidade e o público.
O espetáculo “Da Boca do Povo”, conta histórias tradicionais, que nasceram da voz de alguém há muito tempo, em terras distantes. A contadora, Lieza Neves, traz diversos contos da tradição oral, dando importância ao principal instrumento da arte ancestral: a voz. A contação acontece no Centro Cultural Vidal Ramos, Sesc Lages (14/05) e na Pousada Rural, Sesc Lages (15/05).
Já “Maracá”, ocorre no dia 13/05 em Vidal Ramos, 14/05 em Rio do Sul, 15/05 em Pouso Redondo, 16/05 em Blumenau, 17/05 em Itajaí, 20/05 em Joinville e no dia 21/05 em Jaraguá do Sul. As cidades de São Bento do Sul, Mafra e Canoinhas também recebem o espetáculo, nos dias 22, 23 e 24 de maio, respectivamente. A contação de história fala sobre uma menina e um pé de cabaça, que era encantada. Virava casa de passarinho, cuida de chimarrão e até instrumento musical e maracá é a voz que canta dentro da cabaça
Para mais informações, acesse : https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/bau-de-historias