Artesanato e Souvenirs: a tradição em cada detalhe da Oktoberfest de Blumenau

A Oktoberfest de Blumenau é inspirada na famosa festa de Munique, na Alemanha, mas desenvolveu características únicas ao longo dos anos. Além das cervejas, danças e comidas típicas, a festa também oferece uma ampla gama de artesanato e souvenirs que representam a cultura germânica da região. Atualmente, o Empório Vila Germânica conta com cerca de 20 lojas, um espaço turístico destinado a souvenirs, artesanatos e à gastronomia local da Vila Germânica. É o epicentro das atividades durante a festa e mantém as portas abertas durante o ano todo. São nessas lojas que os visitantes têm a oportunidade de explorar uma variedade de produtos, como os típicos chapéus, canecas, tirantes, bottons e muito mais. 

Patrick Luiz da Silva, responsável pela loja Butike do Turista, ressalta a importância da cultura germânica nos souvenirs. “Muitos produtos que a gente compra são de fornecedores locais, mas a inspiração vem da cultura alemã, a gente usa muito o brasão de cidades e estados alemães, coisas que remetem a cultura germânica que é o que os turistas mais procuram”, afirmou Patrick. 

Em sua primeira Oktoberfest, Leticia Menezes, turista do Rio Grande do Sul, conta sobre sua experiência na forma que a cultura é vivenciada e transmitida.

“Aqui, a cultura como o pessoal cultua, como tratam tudo, como vivem isso, se transforma e vivem com uma vontade. Eles querem que o turista entre, realmente penetre na cultura deles”

Leticia Menezes

A caneca de chopp é o souvenir mais procurado pelos visitantes. Além de representar uma lembrança do evento, serve como uma ferramenta para degustar os chopes da festa. Os chapéus, tiaras e trajes também se mantêm na lista de desejos dos visitantes. 

Caneca de Chopp. Crédito de imagem: Vitória Helena Tiedje /Divulgação/Nosso TAL 

Leandro Almeida veio de São Luiz do Maranhão e não hesitou em adquirir uma caneca como lembrança. Segundo ele, esse objeto simboliza um momento que ele quer levar consigo. 

Durante a Oktoberfest, as lojas experimentam uma movimentação intensa, e a preparação começa meses antes do evento, incluindo a contratação de uma equipe temporária.

Elizabeth Andrade, gerente da loja Berlim, localizada no Empório Vila Germânica, ressalta a movimentação durante a festa e o preparo necessário. “É uma época que a gente se prepara nos meses anteriores. Começa já em agosto, com a compra, o planejamento. A gente sabe que é um mês que vamos trabalhar bastante”, destaca Elizabeth. Ela ainda enfatiza que mesmo a festa sendo uma época de grande trabalho, é de grande satisfação, pois os souvenirs desempenham um papel característico da celebração.

Por: Vitória Helena Tiedje e João Pedro Mussoi Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *