União da comunidade colabora para o desenvolvimento de Rio do Sul
Arthur Hoffmann
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Esse é um dos objetivos das Associações de Moradores de Rio do Sul, que constituídas e alinhadas com o poder público, buscam melhorias. Todas associações são formadas por moradores dos bairros que, por meio de serviço voluntário e discussões democráticas contribuem com ações comunitárias, esportivas e culturais. Também há outras definições como as lutas prioritárias da comunidade, envolvendo projetos de segurança, infraestrutura, educação e saúde. Atualmente, são 32 associações constituídas para 25 bairros do município.
Um exemplo é a Associação de Moradores da Albertina (AMBA), que foi fundada em 1999. Localizado na divisa com o município de Aurora e ao lado dos bairros Sumaré e Laranjeiras, o bairro se destaca pelo grande número de propriedades rurais e por ligar Rio do Sul ao Vale Sul. De acordo com o presidente da entidade, Tiago Christen, após a discussão com os moradores, o poder público recebe projetos que afetam diretamente a melhoria da rotina na comunidade. “Nosso principal desafio é motivar os moradores a participar das discussões para continuar cobrando a execução dos projetos apresentados. Por isso, realizamos ações dentro do bairro, para integrar as pessoas e elas se sentirem parte do processo”, comentou.
Uma dessas ações é o concurso ‘Jardim mais Belo do Bairro’, que busca valorizar as propriedades e vai de encontro ao lema da Associação: tornar a Albertina o bairro mais seguro e bonito de Rio do Sul.Eventos também são realizados pela Associação. O objetivo é reforçar o caixa para realizar investimentos. Com uma feijoada organizada em 2018, cerca de R$ 7 mil foram arrecadados e investidos na aquisição de câmeras de segurança que estão integradas no sistema da polícia militar. Uma pequena praça também foi construída para os moradores.
“Em 2019 já realizamos uma pastelada e estamos organizando mais uma feijoada. Isso permite continuar pequenos projetos e aplicar recursos no término de importantes obras para a comunidade, como nossa sede”, explicou.
Entre as principais reivindicações atendidas pelo poder público após a solicitação da Associação de Moradores estão a instalação de lombadas físicas na SC 350, que dá acesso ao bairro, além do asfaltamento de cerca de 650 metros da Estrada Geral Albertina, principal via da comunidade.
O bairro ganhará nos próximos meses um novo posto de saúde, que foi fechado há mais de 20 anos. “São obras que estamos lutando alguns anos e depois de muito diálogo e força da nossa comunidade, estamos conseguindo”, relatou.
Conquistas e mitigação de cheias
Uma das conquistas da União em parceria com as Associações de Moradores é a revitalização da Estrada Blumenau, principal rota de ligação entre o Centro de Rio do Sul e a cidade de Lontras, onde estão localizados os bairros Taboão, Bremer e Bela Aliança.
O movimento criado há sete anos realizou mais de 50 reuniões, além de diversas ações como panfletagem, carreata, audiências, defesa no plenário da câmara e eventos, além da discussão do projeto.
Atualmente, a União busca recursos para projetos da mitigação de cheias, que atinge Rio do Sul e o Alto Vale. Um abaixo-assinado foi organizado, onde 36 mil assinaturas foram coletadas por pessoas solicitando a limpeza do Rio Itajaí-Açú, já que Rio do Sul sofre com constantes enchentes desde 2011.