Blumenau cada vez mais florida: programa Cidade Jardim volta à pauta da prefeitura

Nova empresa que cuida das roçadas em Blumenau já está atuando há três meses e flores ganham destaque no visual da cidade

Edemir Júnior

A cidade de Blumenau já foi, há algumas décadas, conhecida como cidade jardim, devido às belas flores e jardins ao longo do município. Hoje, a cidade convive com muito mato ao longo dos canteiros públicos, mas, aos poucos, Blumenau vai voltando a ter uma maior harmonia nas ruas. Em algumas delas, como na rua Antônio da Veiga, o mato começa a dar lugar aos coloridos das flores.

“Devolver a cidade o rótulo de Cidade Jardim é uma das metas da Prefeitura, embelezando jardins, canteiros e praças. Cerca de 5 mil metros quadrados de flores da época são plantados na cidade mensalmente, contemplando a região central e também os bairros da cidade”, afirma Michael Schneider, secretário de conservação e manutenção urbana de Blumenau.

Rua Antônio da Veiga de visual novo com as novas flores. Foto: Júlia Beatriz

No último mês de março, a URB (Companhia Urbanizadora de Blumenau), empresa que cuidava das roçadas na cidade, foi desativada pela prefeitura. Criada pelo prefeito Evelásio Vieira, em 1971, a URB tinha o objetivo de estudar, projetar, executar e financiar obras e serviços de urbanização em Blumenau. Em 2019, por conta do fechamento da empresa, foram cerca de 60 dias sem manutenção na cidade, o que de acordo com Schneider, atrasou a normalidade dos serviços:

“Blumenau é composta por quase 400 ruas oficiais e por quase 60 dias os serviços de roçadas e limpeza pública ficaram descobertos no período de dissolução da URB. Após a assinatura do contrato com a Racli, os serviços foram retomados, iniciando prioritariamente pelos corredores de serviço, seguindo as vias arteriais dos bairros. Hoje o trabalho está perto da sua normalidade, considerando que temos atuado conforme recomendação do Ministério Público, que orienta para que a roçada ocorra de um meio-fio ao outro. De acordo com o MP, a obrigatoriedade da limpeza em calçadas e terrenos particulares é de responsabilidade do proprietário”.

A Racli, empresa que é consolidada no sul de Santa Catarina e que está substituindo a URB desde maio em Blumenau, já vinha cuidando da coleta de lixo na cidade desde setembro de 2018, quando venceu a licitação. 

Programa Cidade Jardim

Lançado oficialmente há dois anos, o programa tem como intuito melhorar a realização dos serviços prestados pela Seurb. Dentro de suas diretrizes, o Cidade Jardim busca atentar a comunidade para a importância da zeladoria de espaços próprios. Locais particulares, calçadas com problemas e terrenos com matagais ganharam prioridade de notificação, com prazos para cumprimento da manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *