De geração para geração: Teatro Biriba transmite alegria por onde passa

Antes mesmo de nascer, palhaço Birita já participava de espetáculos na barriga de sua mãe

Júlia Beatriz

Com quase 50 anos de história, o Teatro Biriba começou como teatro ambulante. De uma cidade para a outra,  transmitindo amor em forma de arte, tinha uma estrutura com aparência de teatro. Depois de alguns anos, com uma despesa muito grande, passou a ter uma estrutura de circo, assim, sendo chamado de circo teatro.

César Rosa, conhecido como o palhaço Birita, conta que desde pequeno tem esse amor por atuar. Antes mesmo de nascer, já participava de espetáculos na barriga de sua mãe e assim continuou: “com cinco anos de idade eu comecei a ter papéis no repertório, nas peças, que me levaram a ter esse amor por essa arte”.

O palhaço Birita / Foto: Divulgação

Contando com três unidades que percorrem os três estados do sul do Brasil, a companhia busca sempre inovar em suas peças, proporcionando muitas risadas para pessoas de todas as idades. “A escolha das peças é baseada em temas polêmicos e atuais, de grande publicidade na mídia. E acabamos adaptando textos antigos do baú do Biriba para montar novos espetáculos para cada temporada. Montamos em média 10 espetáculos novos por ano. E as nossas três companhias fazem mais de mil apresentações por ano”, explica Birita.

Teatro Biriba em Blumenau

Com uma programação diversificada, César afirma que a temporada em Blumenau está boa e o público está recepcionando bem o teatro: “graças a Deus que nos propícia a fazer e desenvolver esse trabalho, a nossa temporada está excelente em Blumenau, com grande apelo do público. Geralmente, nas peças novas. Títulos como Birita em La Casa de Papel, Birita em Grey’s Anatomy, Birita em A Freira. Esses são alguns dos espetáculos novos que estão sendo apresentados nesta temporada em Blumenau”.

O circo apresenta suas peças até o dia 30 de agosto, na Vila Germânica, ao lado do Ginásio da Velha e a programação completa você pode conferir aqui.

Teatro Biriba apresenta suas peças até o dia 30 de agosto, em Blumenau. Créditos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *