No primeiro dia disponível para cadastros foram contabilizados 3,5 milhões de registros segundo o Banco Central
Giulia Machado
O Pix, novo sistema de transferência e pagamentos bancários brasileiro alcançou a marca de 30 milhões de chaves cadastradas até as 18h do dia 13 de outubro. As informações são do site Valor Econômico, citando dados disponibilizados pelo Banco Central (BC). O Banco Central iniciou o processo de registros de chaves do Pix no dia 5 de outubro.
O cadastro de chaves é um passo importante para usar a função quando ela for liberada em novembro: gerando uma “chave” não é mais necessário informar dados como banco, agência, número e tipo de conta na hora de realizar uma transferência bancária. Para efetivar a transação será necessário apenas informar a chave Pix, que pode ser o CPF/CNPJ do usuário ou o número de celular, o e-mail ou ainda um conjunto de números, letras e símbolos aleatórios no caso de a pessoa não querer usar dados pessoais.
>> Veja também: Como funcionam as empresas júniores
De acordo com o Banco Central, as principais características do Pix são disponibilidade, velocidade, conveniência, segurança, ambiente aberto, multiplicidade de casos de uso e fluxo de dados com informações agregadas. Porém o que mais têm prendido a atenção dos brasileiros é a possibilidade de receber transferências bancárias instantaneamente em qualquer hora e dia do ano.
Em entrevista ao podcast Hora Certa da Notícia, transmitidos pela FURB FM e disponível no YouTube da FURB TV, o professor do curso de Ciências Econômicas da Furb, Ralf Ehmke, comenta que o Pix é uma inovação e, portanto, é provável que as outras formas de pagamento, como TED e DOC, entrem em desuso. Segundo ele, até mesmo cartões de débito e boletos podem desaparecer com o novo recurso.
TED e DOC: qual a diferença?
TED (Transferência Eletrônica Disponível)
Quando é proveniente de outra instituição bancária, o pagamento só é recebido no mesmo dia se for efetuado até as 17h. Depois desse horário o dinheiro só cai na conta da outra pessoa no dia seguinte. Porém, o TED não funciona em finais de semana e feriados – nestes casos o dinheiro é recebido sempre no próximo dia útil.
DOC (Documento de Ordem de Crédito)
Assim como o TED, funciona apenas em dias úteis. O pagamento é recebido sempre no dia seguinte, mas pode levar mais tempo se a transferência for efetuada após as 22h. O valor máximo permitido para transferência por DOC é de R$ 4.999,99.
Um comentário sobre “Pix chega a 30 milhões de chaves cadastradas em oito dias”