Por trás dos bastidores: Como é a comunicação da Oktoberfest Blumenau

Entenda como a maior festa alemã das Américas é divulgada e as histórias de quem está por trás dessa missão

A Oktoberfest Blumenau, com 40 anos de existência, não é apenas a maior festa alemã fora da Alemanha; ela movimenta a economia, o turismo e a comunicação. Com milhares de turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, a festa exige uma estratégia de comunicação capaz de atender diferentes públicos.

A comunicação, nesse contexto, vai muito além da divulgação de ingressos ou atrações. Ela envolve o esforço de um conjunto de assessores, jornalistas e influenciadores, que trabalham para que os visitantes tenham acesso a informações claras e confiáveis sobre a festa.

Mas afinal, como os foliões conheceram a Oktoberfest e como eles se informam sobre a festa? Quem são os comunicadores por traz da informação?

Os foliões

Gilles Sives, tem 42 anos, advogado, é nascido e em mora em Blumenau. Apesar de conhecer a Oktoberfest desde que se entende por gente, é o primeiro ano que adentra aos pavilhões para curtir a festividade. Ao ser questionado sobre onde buscou informações sobre o evento, ele lembra: “eu procurei informações pelo site oficial, especialmente sobre ingressos e horários.”. Gilles acredita que a comunicação do site foi suficiente para tirar suas dúvidas sobre o evento.

Gilles Sives e a namorada, Bruna Scopel

Alguns foliões vêm de longe, como é o caso da nutricionista paulistana Daniela Sobral, de 39 anos. Daniela já tinha planos de vir à festa há muito tempo. “Sempre ouvi falar pela televisão, especialmente pelo Jornal Nacional, e me despertava a vontade de querer conhecer”. É a primeira vez da nutricionista e de sua irmã na festa. Elas passaram os últimos seis meses planejando a viagem. Daniela ressalta que, além das notícias pela televisão, verificou o site oficial para planejar a viagem e obter informações sobre hospedagem e ingressos.

Nem todos os foliões têm esse contato direto com a festa e acabam conhecendo meio que sem querer. Esse é o caso da estudante Ana Clara, 17 anos, de Belo Horizonte. Ela e sua mãe descobriram a Oktoberfest de uma maneira um tanto inusitada. “Nós estamos olhando coisas na internet e achamos um ‘Guia da Oktoberfest’. Achamos muito legal, nos interessamos e depois buscamos mais detalhes no site oficial da Oktoberfest”, relata. Ela e a mãe admitem que, antes disso, nunca tinham ouvido falar sobre a festa por meio de outros veículos de comunicação, como a televisão.

Antecedência e preparo: assessoria de comunicação da festa

A Assessoria de Comunicação da Vila Germânica, vinculada a Secretária de Turismo da cidade de Blumenau, desempenha um papel central na relação entre a festa, os veículos de comunicação e o público. A jornalista Camila Sepka, 23 anos, nasceu em Doutor Pedrinho, uma pequena cidade da região de Blumenau. Camila iniciou sua trajetória na Oktoberfest em 2022 como estagiária e, hoje, é uma das responsáveis pela comunicação.

“Quando eu era adolescente, ouvia histórias sobre a festa que eram muito negativas. Existem muitas lendas que as pessoas inventam e que não fazem sentido. Quando comecei a trabalhar na Oktoberfest, percebi o quão organizado e seguro a festa realmente é”, revela. Camila relembra que a primeira vez que frequentou a festa foi justamente trabalhando para ela e que se apaixonou por tudo que viu e viveu nessa experiência.

Para a assessora, um dos maiores desafios da comunicação é lidar com o volume de demandas da imprensa. “Atendemos jornalistas locais, nacionais e até internacionais. São muitas pautas e precisamos sempre estar atentos ao que é mais relevante, para dar visibilidade à festa”.

Além disso, ela destaca a importância do planejamento na criação de conteúdos, já que as etapas são dividias em pré, durante evento e pós-evento. “Tudo é pensado com antecedência. Nossa função é garantir que as informações sejam divulgadas da melhor forma possível, sempre com clareza e precisão, já que parte do nosso público vem de outros estados, outros países”, finaliza.

“Quando eu era adolescente, ouvia histórias sobre a festa que eram muito negativas. Existem muitas lendas que as pessoas inventam e que não fazem sentido. Quando comecei a trabalhar na Oktoberfest, percebi o quão organizado e seguro a festa realmente é”

Camila

Entre as pautas e o ao vivo: jornalismo local e nacional

Fazer um evento de grande porte como a Oktoberfest é uma experiência única, tanto para jornalistas locais quanto para os da mídia nacional.

Emissoras têm espaço exclusivo na festa

Paôla Dahlke, 24 anos, repórter da NDTV, está pela primeira vez cobrindo a Oktoberfest Blumenau profissionalmente. Durante a faculdade, ela já havia produzido reportagens sobre o evento, mas apenas para fins acadêmicos. Com uma forte conexão pessoal com a cultura alemã, Paôla relembra sua infância: “Quando criança, participava de clubes de tiro e dançava em grupos folclóricos. Já me apresentei na Oktoberfest e fui realeza na Festa Pomerana, em Pomerode.” Essa vivência torna a cobertura ainda mais significativa para um jornalista.

Jornalista Paôla Dahlke durante cobertura da Oktoberfest 2024

Cobrir a maior festa alemã das Américas, no entanto, traz desafios, especialmente no que diz respeito às entradas ao vivo nos telejornais. Paôla conta que, durante um desses ao vivo, foi abordada por um homem que começou a flertar com ela, e a situação acabou indo ao ar. Apesar dos imprevistos, “sempre há algo novo acontecendo”, afirma, ressaltando que a Oktoberfest oferece diversas oportunidades de pauta interessantes.

“Quando criança, participava de clubes de tiro e dançava em grupos folclóricos. Já me apresentei na Oktoberfest e fui realeza na Festa Pomerana, em Pomerode”.

Paôla

Já para Jean Raupp, 45 anos, jornalista da NSC a serviço dos jornalismos da Rede Globo, que cobriu a festa para o Jornal Nacional , os desafios são diferentes. Jean explica que, para a mídia nacional, a busca por pautas inovadoras. “A Oktoberfest é um evento que acontece há 40 anos, e todos os anos buscamos algo novo. Nos últimos anos, temos foco em pautas de sustentabilidade, que é uma das grandes preocupações atuais da festa”, diz Jean. Ele também destaca que o papel do jornalista não é divulgar a festa, mas cobrir os fatos e encontrar histórias que mereçam ser contadas.

Jean acredita que, para o público nacional, a Oktoberfest vai além das cervejas e dos desfiles. “Queremos mostrar o que há de novo na festa e como ela se adapta aos tempos, sempre trazendo algo diferente. A pauta não é apenas a festa em si, mas o que está acontecendo nos bastidores e como a festa evolui a cada ano,” acrescenta.

O amor pela festa virou voz

Com o crescimento das redes sociais, a Oktoberfest também viu surgir uma nova forma de comunicação: a dos influenciadores digitais. Fabiana Lange Brandes, 36 anos, é criadora de conteúdo, junto com seu marido Ricardo Brandes. Há 17 anos, o casal criou o “OktoberBlog”, após Ricardo publicar um livro com histórias da festa. “Começamos escrevendo crônicas no blog sobre as histórias da Oktoberfest, e, com o tempo, migramos para o Instagram, Facebook e TikTok”, conta influenciadora que pode ser localizada pelo @OktoberBlog.

“É um trabalho exaustivo, com jornadas de até nove horas por noite, mas também é uma realização pessoal. Eu cresci ouvindo falar da Oktoberfest, e hoje poder ser uma das vozes do evento é um sonho realizado”

Fabiana
Fabi Lange é uma das locutoras da festa

Hoje, criadora de conteúdos sobre a festa, Fabiana é uma das vozes oficiais do evento, atuando como locutora. “É um trabalho exaustivo, com jornadas de até nove horas por noite, mas também é uma realização pessoal. Eu cresci ouvindo falar da Oktoberfest, e hoje poder ser uma das vozes do evento é um sonho realizado”, compartilha a locutora, ressaltando a importância da boa comunicação para uma boa festa.

Dos bastidores para o mundo

Comunicar grandes eventos como a Oktoberfest Blumenau é uma tarefa complexa que exige planejamento, criatividade e adaptação constante. O evento reúne públicos de diferentes perfis e regiões e, para que todos recebam as informações de maneira adequada, é fundamental que a comunicação seja clara, relevante e bem estruturada.

Do trabalho de assessores que coordenam a relação com a imprensa, passando por jornalistas que buscam pautas inovadoras e influenciadores que criam conteúdo para as redes sociais, cada peça desse quebra-cabeça é essencial para que a Oktoberfest tenha sucesso. Mais do que uma celebração, a Oktoberfest Blumenau é um palco onde tradição e modernidade se encontram, e onde cada história, seja ela de foliões ou comunicadores, tem seu espaço.

Por: Anna Coirolo

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