Projetos realizados pelo Instituto Gene conectam tecnologia, criatividade, impacto social e contribuem para o desenvolvimento da região
O Centro de Inovação Blumenau (CIB) tem se identificado como um fator importante de transformação para a cidade, por meio de uma série de iniciativas estratégicas. Com um ecossistema dinâmico e em constante evolução, o espaço abriga startups e negócios inovadores que buscam aprimorar seus processos. O que gera um impacto direto na comunidade local, tendo assim, novas oportunidades de emprego que fomentam o crescimento sustentável e impulsionam a economia regional.
O CIB desempenha um papel crucial na transformação da cidade em um polo de inovação e empreendedorismo. Com seus projetos que visam a inovação no mercado para Blumenau e região e apresentam o impacto desse ecossistema na sociedade local.
Instituto Gene — Conectando Inovação e Desenvolvimento
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são entidades privadas sem fins lucrativos, que desempenham atividades de interesse público com excelência e qualidade. Suas principais atuações se concentram nas áreas da cultura, saúde e educação. Atualmente, o Brasil conta com mais de 879 mil organizações sociais em funcionamento. No estado de Santa Catarina, cerca de 10.400 OSCs estão ativas, atuando em diversas frentes para promover o bem-estar coletivo. Em parceria com outras entidades ou poder público elas se tornam instrumentos fundamentais para a aproximação entre o poder público e a sociedade, funcionando como uma ponte entre ambos. Um exemplo desta iniciativa é o Instituto Gene, entidade gestora do CIB, que tem como missão fomentar o empreendedorismo no Vale Europeu além de transformar ideias inovadoras em novos produtos e serviços, se consolidando como referência em inovação na região.
A Força da Inovação Aberta na Economia Colaborativa de Blumenau
Em um cenário global onde a competitividade é ditada pela agilidade e capacidade de adaptação, a Inovação Aberta (Open Innovation) emerge como um paradigma estratégico. Rompendo com a tradição de inovação fechada, que confina o desenvolvimento de novas soluções aos limites internos de uma organização, este modelo incentiva a busca e a integração de conhecimentos, tecnologias e recursos de um ecossistema externo e diversificado. Essa abordagem, alinhada às tendências da economia colaborativa, tem se consolidado como um motor de crescimento e competitividade.
A aplicação da Inovação Aberta em Blumenau ilustra essa dinâmica. Nele, grandes corporações conectam-se ativamente com startups, universidades e centros de pesquisa. O objetivo é duplo: acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços e, ao mesmo tempo, fortalecer o ecossistema de inovação local.
Este modelo de colaboração se destaca por criar um ambiente que facilita a troca de conhecimento e experiências. Grandes empresas podem lançar desafios específicos para o público de startups, que, por sua vez, encontram um canal direto para apresentar suas tecnologias e modelos de negócio. Essa conexão estratégica já gerou resultados concretos, como a validação de ideias, a cocriação de projetos e a viabilização de parcerias comerciais e investimentos.
O projeto tem posicionado Blumenau como um polo de inovação, impulsionando a competitividade empresarial e criando novas oportunidades de negócios e empregos qualificados. É um movimento que oferece soluções concretas para problemas reais, através da sinergia entre diferentes setores do mercado, fortalecendo a transformação digital e o crescimento sustentável da região.
One Stop Shop: Empreendedores ganham novo aliado
O conceito “One Stop Shop” (ou “Parada Única”) é derivado da ideia de lojas de conveniência que oferecem aos viajantes a facilidade de encontrar tudo o que precisam em um só lugar. Essa mesma filosofia se aplica ao empreendedorismo, onde a adoção desse modelo significa que o empresário necessita de apenas um ponto de contato ou plataforma para resolver suas demandas e problemas de negócio.
No CIB, o One Stop Shop é uma subfunção contemplada no Guia de Implantação dos Centros de Inovação e que funciona como uma “vitrine” dos principais projetos da instituição, ou seja, busca conexões com potenciais parceiros e direciona empreendedores para encaminhamentos. Em vigência desde a criação do CIB, o One Stop Shop serve como mostra de seus projetos, centralizando tudo em um único lugar.
Clique para saber mais sobre os recursos oferecidos pelo One Stop Shop.
Gene Experts, Pré Incubação e Incubação, mapeamento e articulação do ecossistema de inovação, uso de salas, coworking, auditório, etc.; apoio na captação de recursos, elaboração de projetos de inovação, cursos, oficinas e capacitações, conexão com investidores, apoio à internacionalização de empresas, fomento à especialização inteligente em setores estratégicos.

Especialistas ajudam startups a crescer com o programa Gene Expert
O Gene Experts é um programa criado em 2020 que conecta especialistas de diversas áreas do conhecimento e setores produtivos com o ecossistema de inovação. No intuito de disponibilizar apoio a potenciais empreendedores e empresas, ajudam a materializar ideias, resolver desafios práticos e acelerar o crescimento dos negócios. Atualmente, o programa
conta com mais de 50 especialistas selecionados que disponibilizam voluntariamente mentorias e treinamentos personalizados.
Para que você possa solicitar a mentoria dos especialistas, basta entrar no site do CIB e preencher um formulário especificando suas dúvidas e problemas. Assim, o Instituto vai entrar em contato com você para marcar uma reunião com o especialista como intermediário.
Além disso, o Gene Experts integra seus esforços a programas como a Pré-Incubadora, que apoia projetos em estágio inicial, oferecendo não apenas mentorias, mas também oficinas, treinamentos e acesso à infraestrutura compartilhada.

CIB Academy incentiva inovação e novos negócios em Blumenau
Em 2024, o Centro de Inovação Blumenau criou a CIB Academy com o objetivo de estruturar de forma mais sólida suas ações de capacitação de talentos (cursos, palestras, workshops e treinamentos). A primeira edição foi voltada à formação dos embaixadores de inovação dos 11 municípios do Conecta AMVE, representando as quatro hélices do ecossistema. Em
seguida, ampliou a abrangência para outros temas como ESG, Negócios Inovadores, Inovação Corporativa, Eficiência Estratégica, Liderança, Gestão de Projetos e Vendas.
Mais do que complementar a formação, o programa promove experiências práticas que desenvolvem tanto competências técnicas quanto estratégicas. Assim, o CIB Academy se posiciona como um dos principais programas de desenvolvimento de talentos na região do Vale Europeu, que eventualmente conta com a parceria de instituições como FAPESC, AMVE, Sebrae e outros apoiadores pontuais.
Além disso, a CIB Academy vem realizando encontros, cursos e conversas com empreendedores locais, criando oportunidades para troca de conhecimento e novas parcerias. A proposta é tornar Blumenau um lugar cada vez mais aberto à inovação e à formação de novos talentos.

Conecta AMVE — Uma resposta estratégica à inovação regional
O Conecta AMVE é uma iniciativa do Instituto Gene em parceria com a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), criada para fortalecer e expandir o ecossistema de inovação em toda a região. Atua em 11 municípios e leva conhecimento, conexões e oportunidades por meio de uma rede de embaixadores locais. O projeto promove ações que
aproximam empreendedores, gestores públicos, instituições de ensino e a comunidade em geral das práticas inovadoras.
O Conecta AMVE também contribui com o alinhamento das políticas públicas a partir do mapeamento das características de cada município, incentivando a criação de ambientes favoráveis à inovação, à sustentabilidade e à inclusão. Com a atuação ativa dos embaixadores de inovação, o Vale Europeu avança como uma região integrada, criativa e preparada para os desafios da economia.
Um dos eventos desenvolvidos em 2025 e que teve o envolvimento direto dos embaixadores de inovação foi o Summit Vale Europeu, evento itinerante que percorreu seis cidades dos municípios da AMVE com painéis, palestras e workshops voltados à liderança, tecnologia e transformação digital, conectando mais de 500 líderes regionais.
Mais do que um projeto, o Conecta AMVE se consolidou como um movimento regional de inovação. Seu surgimento representa uma virada de chave na forma como o Vale Europeu se posiciona diante dos desafios da nova economia com colaboração, protagonismo e visão de longo prazo.
A estrutura do Conecta AMVE permite que os projetos sejam desenvolvidos de forma descentralizada, respeitando as vocações de cada município. A metodologia envolve o diagnóstico regional, levantamento de demandas reais das empresas e instituições locais; conexão de atores, com a aproximação entre empreendedores, universidades, centros de pesquisa e poder público; a curadoria de conteúdo, onde ocorre a seleção de temas relevantes para capacitações, eventos e mentorias; a execução colaborativa, em que cada projeto é cocriado com participação ativa dos envolvidos, garantindo aderência e impacto.
A realização do projeto tem gerado resultados tangíveis, como aumento da competitividade das empresas, surgimento de novas startups e maior integração entre os municípios. Mais do que ações pontuais, o programa constrói uma cultura de inovação contínua, com potencial de transformar o Vale Europeu em referência nacional.

INOVA 60+: Programa fortalece vínculos entre gerações e promove a valorização do idoso
A iniciativa contempla ações voltadas à inclusão digital e social da pessoa idosa e à educação empreendedora de jovens e adolescentes de escolas de Ensino fundamental e médio da região da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).
Diante de um mundo cada vez mais conectado e de um mercado de trabalho em que diferentes gerações atuam em conjunto, fomentar o diálogo intergeracional e criar um espaço de aprendizagem mútua é não somente promover inovação, mas atender a uma demanda crescente na sociedade atual.
Lançado em fevereiro de 2025, o programa INOVA60+, foi contemplado com recursos do Fundo Estadual do Idoso e inclui os projetos De guru para guri e Inova 60+ Digital, que aplicam na prática a ideia de que “sempre é tempo de aprender e que todos temos algo para ensinar”.
De guru para guri: Gerações unidas e saberes compartilhados
Conectar gerações, proporcionando a valorização do idoso e a troca de ideias, vivências e experiências de vida entre idosos e adolescentes e jovens de 12 a 18 anos é o principal objetivo do projeto De guru para guri, uma das frentes do programa INOVA 60+. “Essas trocas visam capacitar o jovem para a vida e para o mercado de trabalho”, explica Manfredo Krieck, professor, contador e um dos gurus do projeto.
O projeto atua como uma importante ferramenta de transformação social, desenvolvendo a empatia nos jovens e gerando, nos idosos, motivação para seguirem ativos socialmente. “Queremos mostrar para os jovens que envelhecer é parte natural da vida e precisa ser visto com respeito, e, ao mesmo tempo, oferecer aos idosos um espaço para compartilhar sua bagagem de vida”, comenta Malvina Juliane Ribeiro, idealizadora do programa.
A ideia, que nasceu em 2018, foi integrada ao Programa INOVA 60+ e ganhou força no Centro de Inovação Blumenau (CIB). De acordo com Malvina, “a integração fortaleceu o projeto, permitindo ampliar sua atuação para diferentes municípios e consolidá-lo como uma iniciativa dentro de um programa maior de inovação social voltado ao envelhecimento”.
Além do foco na intergeracionalidade, a iniciativa, que conta com a parceria do SEBRAE, por meio do projeto Inclusão Socioprodutiva, promove a educação empreendedora nos jovens que participam do projeto. Com o uso de ferramentas como o Canvas, os “guris” desenvolvem soluções criativas e inovadoras para os desafios do envelhecimento enfrentados
pelos “gurus”. “O empreendedorismo aparece quando os jovens criam soluções para facilitar o dia a dia dos 60+”, explica Malvina.
O De guru para guri apresenta resultados significativos relacionados à valorização do idoso e à formação profissional dos jovens: “Já alcançamos resultados importantes: idosos que voltaram a se sentir motivados, como a Dona Enalva Maria Andreatta, que superou momentos de depressão, ou a Dra. Ângela Machado, que encontrou ânimo após um período de luto. Entre os jovens, muitos já colocam o projeto como experiência em seus currículos, e até recrutadores destacaram esse diferencial nos processos seletivos”, destaca Malvina.
Com encontros de grande impacto, as atividades são realizadas no CIB e nas sedes das escolas participantes. Em 2025, a iniciativa foi realizada com escolas de ensino fundamental e médio de 11 municípios do Vale Europeu e há previsão de expansão para novas escolas e municípios em 2026.

INOVA 60+ DIGITAL: Inclusão digital e social para idosos do Vale europeu
Outro destaque do Programa INOVA 60+ é o projeto Inova 60+ Digital que busca capacitar o público com mais de 60 anos para a utilização consciente, segura e autônoma das ferramentas digitais.
O projeto surgiu diante do avanço da digitalização da sociedade e da necessidade de apoiar a geração que nasceu na era analógica e, de repente, “se viu em frente a um computador”, conforme descreve o professor Ricardo Azambuja, coordenador do projeto.
Através de cursos de capacitação, os participantes aprendem a utilizar redes sociais e aplicativos com segurança e autonomia e a identificar e evitar golpes na internet. “O curso dá suporte ao idoso e o ensina a ter autonomia”, explica Ricardo. Aplicativos como o Google, o Facebook e o Instagram e pautas como segurança bancária estão entre os conteúdos
abordados nas aulas, comenta Valdir de Assis, de 59 anos, participante da quarta edição de 2025.
A proposta tem grande adesão dos idosos, que encontram no projeto além do auxílio para enfrentar os desafios de adaptação às novas tecnologias, um espaço de interação e convivência. “Algumas senhoras estão com a gente desde a primeira turma. Adoram vir refazer o curso”, relata Vitória Zimermam, monitora do projeto, sobre a motivação e a
recorrência na participação de alguns idosos. Odete Cavichiolli, de 66 anos, já participou de três edições do projeto e diz adorar comparecer aos encontros no CIB todas às terças-feiras. “Os professores são ótimos, deixam a gente bem à vontade”, enfatiza.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES), da Secretaria Municipal da Família (Pró-Família Blumenau) e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e, em 2025, capacitou cerca de 350 participantes de Blumenau e Gaspar, superando a meta inicialmente prevista no lançamento em fevereiro.

Ações que impactam e transformam
Agente de inovação e transformação social, o programa INOVA 60+ tem como uma das metas, a ampliação da qualidade de vida dos envolvidos. Seja através de cursos voltados ao letramento tecnológico da população com mais de 60 anos ou através de encontros intergeracionais com foco em empreendedorismo, a iniciativa tem impactado a vida de vários jovens e idosos da região do Vale Europeu que participam das ações desenvolvidas.
“De tudo o que eu faço, é a atividade voluntária que desenvolvo com mais carinho e expectativa”, declara Douglas Junkes, empresário e um dos mentores do projeto De guru para guri. Para Douglas, poder repassar experiências e ensinamentos aos jovens é como dizer obrigada aos que contribuíram para sua própria formação e desenvolvimento profissional e que, devido à idade, já não estão mais aqui para serem reconhecidos. “É a maneira de agradecer aos que também me mentorearam”, explica.
Para Élcio de Souza, 67 anos, empresário e guru há três anos, o projeto possibilita uma nova visão aos jovens que são mentoreados: “A gente dá pra eles a concretização de uma esperança”, argumenta. Segundo Élcio, um dos papéis dos gurus é mostrar aos jovens que os sonhos empreendedores que eles têm e que parecem inalcançáveis, podem ser trabalhados e
desenvolvidos de modo a não ficarem tão distantes de sua realização. Élcio relata que ver a empolgação dos jovens na elaboração de protótipos e soluções empreendedoras e poder contribuir de alguma forma para a transformação da vida desses jovens “é gratificante e emocionante”.
Os mesmos sentimentos de emoção e gratidão estão presentes entre os jovens: Diana Karolina Astudillo Molina, estudante de 15 anos, que participou de uma das edições do De guru para guri, também nomeia como emocionante a sua participação. Já Helena dos Passos, estudante de 15 anos, afirma que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação e de trabalho em equipe.
Os idosos do INOVA 60+ Digital também relatam impacto e transformação de vida após a participação no projeto. É o caso de Odete Cavichiolli, de 66 anos, que diz se sentir mais segura e confiante para lidar com as ferramentas digitais depois de realizar os cursos disponibilizados.
Com professores pacientes e dedicados, que acolhem as inseguranças e as dificuldades, o projeto atua como aliado na promoção da inclusão social da pessoa idosa, abrindo um espaço de valorização e trazendo o idoso de volta à ativa.
Mais do que oferecer oficinas de capacitação para jovens e idosos, o Programa INOVA 60+ impulsiona o desenvolvimento pessoal em cada etapa da vida e contribui para o fortalecimento de vínculos comunitários e intergeracionais.
Por: Anna Paula Bona, Bárbara de Brito, Daniela Merini, Felipi Bendini, Henrique Bona, Max Rulensky