O impacto que a tecnologia 5G vai trazer para o Brasil

Saiba mais sobre a quinta geração da telefonia móvel, prevista para ser leiloada no Brasil em 2021

Natiele de Oliveira

A tecnologia reinventa muito da rotina das pessoas diariamente, inovando com a criação de aplicativos, novos softwares e funcionalidades, além de contribuir com novos recursos para auxiliar comunidade e empresas em seus desafios. Um exemplo da evolução da tecnologia é o 5G, que tem leilão previsto no Brasil para 2021. 

A internet 5G já foi implantada em alguns países da Europa e em cidades dos Estados Unidos. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a proposta de edital do leilão do 5G em fevereiro de 2020. O debate estava previsto para ocorrer ainda em 2020, mas, com a pandemia do novo coronavírus, a agenda sofreu atraso e, agora, a expectativa é de que o leilão ocorra somente em 2021. 

Mas, afinal, qual é o diferencial da tecnologia 5G? 


A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. A proposta desta nova tecnologia é trazer muito mais agilidade, tempo de resposta mais rápido aos comandos, cobertura mais ampla e eficaz, transferências de dados maiores, maior capacidade para suportar conexões realizadas ao mesmo tempo, velocidade mais rápida de conexão à internet no celular, diminuição do tempo de downloads e uploads, assim como algumas novidades como objetos conectados e cidades inteligentes. 

Para entender melhor a diferença entre as tecnologias, faça a comparação: a quarta geração da internet móvel, a tecnologia 4G, entrega uma velocidade de até 1 gigabyte por segundo (Gbps), enquanto que o 5G pode entregar até 20 gigabytes por segundo (Gbps) – ou seja, o 5G tem potencial de entregar uma velocidade 20 vezes maior do que a oferecida pelo 4G.

Entre os efeitos desta mudança envolvendo a velocidade de compartilhamento de dados está a possibilidade da nova geração de internet móvel conectar até 1 milhão de dispositivos simultaneamente a cada quilômetro quadrado. 

Possíveis impactos e a importância do 5G para o Brasil


As previsões de impacto do 5G no Brasil e no mundo projetam para um “futuro idealizado” cada vez mais próximo. Estar preparado para este novo cenário passa a ser uma questão de sobrevivência para muitos profissionais e empresas. Quem se antecipar a este cenário pode criar diferenciais determinantes para o futuro de um negócio.

O agronegócio, a indústria, as cidades e a saúde serão as quatro áreas prioritárias para o uso em larga escala da Internet das Coisas (IoT), segundo um estudo feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.  

A tecnologia 5G não foi criada apenas para deixar a navegação na internet mais rápida. A expectativa é a de que o 5G represente um avanço importante para a sociedade em geral. Graças a sua velocidade e possibilidade de cobertura, estima-se que o 5G possa, em muitos casos, substituir até mesmo as redes domésticas de wi-fi.  

Quem poderá utilizar o 5G?


A princípio, o serviço só poderá ser utilizado pelos clientes que tiverem o Motorola Edge, que chega ao mercado brasileiro por cerca de R$ 6.999. Atualmente, ele é o único celular compatível com o 5G à venda no país. Mas outros modelos e marcas devem ser inseridos no mercado nacional antes do 5G ser disponibilizado para a população.

Em teoria, as regiões mais afastadas do país poderão ter acesso à nova tecnologia. Nas áreas rurais, por exemplo, pode ser mais viável para as operadoras construirem antenas e fornecer roteadores 5G do que passar fios de fibra ótica para a casa de cada cliente, operação que traria mais custos de instalação e manutenção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *