Participação na festa trouxe pratos clássicos e uma novidade exclusiva
Há mais de 17 anos, o restaurante Funiculì Funiculà alimenta e mantém viva a alma italiana em Blumenau. Pela primeira vez, participa da Festitália, trazendo opções de pratos típicos da região de Nápoles, no sul da Itália, de onde vem também seu fundador, Giovanni Sanseverino.
Giovanni morava na Inglaterra, onde conheceu uma brasileira, dentro de um restaurante. Eles começaram a se relacionar e, após um ano de namoro, ela sentiu falta da terra natal. Foi quando o napolitano sugeriu construir um restaurante italiano no Brasil. Em 2006, o casal se mudou para Blumenau e, no ano seguinte, abriu o Funiculì Funiculà.
Com decoração comprada e pratos já planejados, faltava apenas o nome. Giovanni decidiu então usar algo que já era conhecido no Brasil e até no mundo: a música napolitana Funiculì Funiculà, homenageando suas origens:
“Dentro das opções, essa era a mais conhecida, tanto que toca direto aqui na festa, e quando ela é reproduzida na televisão também recebemos uma ‘publicidade’ de graça”
Giovanni Sanseverino
A música faz um convite para um passeio de “funicolare”, um tipo de bondinho. Ela foi composta em 1880 para ser cantada na inauguração da linha de transporte, que conectava a cidade de Nápoles até o topo do Monte Vesúvio, um vulcão ativo até hoje. A canção também chegou a ser usada como jingle em rádios e se popularizou tanto pelo passeio, como pela novo meio de transporte, uma revolução para a época.
O restaurante exigiu muito trabalho e dedicação, mas segue firme proporcionando uma experiência gastronômica diferenciada. “Foi duro, bem desgastante, mas, graças a Deus, construímos uma reputação e estamos aqui há 17 anos, com uma boa comida”, conta o italiano.
Giovanni diz que, depois de abrir uma unidade do Funiculì Funiculà em Pomerode, o restaurante também foi convidado a participar do festival gastronômico da cidade, que era em datas parecidas com a Festitália. “Mesmo querendo estar aqui, antes era impossível manter os dois restaurantes e mais duas cozinhas em cada evento”.
Porém, com a recente antecipação de datas da Festitália, o italiano viu uma oportunidade e se ofereceu para participar da festa este ano. “Entrei em contato com o pessoal que organiza, a gente se ofereceu e eles foram muito gentis conosco, nos acolheram, por isso estamos aqui com muito orgulho e alegria, e espero que por muitos anos!”, exclama.
Para a primeira participação na Festitália, Giovanni optou por trazer os pratos mais bem recebidos no restaurante Funiculì Funiculà, mostrando a especialidade da casa para aqueles que ainda não a conheciam, além de contar com um prato inédito para a festa.
“Decidimos por ‘jogar fácil’. Trouxemos nossos campeões de venda, aqueles pratos mais populares. Mas também fiz um prato especial para a festa, que é o ravioli com trufas negras, o qual não tinha no meu cardápio, como maneira de agradecer por sermos aceitos aqui”, conta.
Assim como no Funiculì Funiculà, Giovanni espera levar a culinária napolitana para mais pessoas e continuar trazendo os sabores do sul da Itália para as próximas edições da Festitália.
Por: Lucas Rodrigues e Luís Eduardo Bremm