Investimento em tecnologia e monitoramento garante festa sem ocorrências graves em Blumenau.
A Oktoberfest tem se destacado pelo reforço na segurança e pela tranquilidade entre os visitantes, mesmo com recorde de público a cada ano. Em 2025, no segundo sábado de festa, dia 18 de outubro, mais de 81 mil pessoas passaram pela Vila Germânica sem registro de casos graves.

Segundo o presidente da Comissão de Segurança, Alexandre Vargas, o esquema deste ano conta com 418 câmeras instaladas, sendo 63 com reconhecimento facial, todas ligadas a um complexo de segurança dentro do parque. O local possui uma sala de monitoramento que acompanha em tempo real o movimento da festa. Desde o início da Oktoberfest, sete mandados de prisão já foram cumpridos. Vargas explicou ainda que, em casos de emergência, basta procurar um segurança, que aciona a central imediatamente por rádio.
Quem frequenta a festa também percebe a diferença. O blumenauense Cristyan Alvir Alexandrino, de 25 anos, destacou a sensação de segurança neste ano. “Tô gostando bastante, esse ano mudou muito. Agora estamos tendo mais tranquilidade pra andar, beber, aproveitar mais a festa. Eu vi que teve poucos casos e os poucos já foram resolvidos.”
Segundo a organização da festa, o investimento em segurança é prioridade, e os números revelam que a opção foi acertada e dá excelentes indicadores para as próximas edições. O prefeito Egidio Ferrari avaliou os resultados de 2025 exaltando o trabalho e a cooperação entre as forças de segurança. “A 40ª Oktoberfest Blumenau se consolida como referência em segurança e organização. Esse resultado é fruto do trabalho integrado entre as forças de segurança, a equipe da festa e nossos parceiros. Recuperar todos os furtos e manter a festa sem ocorrências mostra que o investimento em tecnologia e a atuação das equipes estão dando resultado. É um orgulho para Blumenau e a prova de que estamos garantindo uma festa cada vez mais segura e acolhedora”, afirmou ao portal oficial da prefeitura de Blumenau.

Por: Eduardo Rossa, Felipi Bendini e Lucas Natan Melo Postiglioni