Crédito Jefferson Baldo

Olhares de estudantes revelam detalhes da Oktoberfest 2025 

Reportagem especial produzida pelos alunos do curso de Jornalismo da FURB registra o que aconteceu de mais importante nos 19 dias de festa 

Por Sandro Galarça, professor do curso de Jornalismo da FURB 

A Oktoberfest Blumenau 2025 encerrou sua 40ª edição reafirmando por que é a maior festa alemã das Américas: uma combinação equilibrada entre tradição, tecnologia, segurança e sustentabilidade. Ao longo de 19 dias, 689.201 visitantes passaram pela Vila Germânica, o maior público desde o início da contagem por catracas, em 2009, e um crescimento de quase 110 mil pessoas em relação ao ano anterior. 

Crédito Jefferson Baldo

No meio desta grandiosa festividade, estudantes da segunda fase do curso de Jornalismo da FURB mostraram que é possível ter sensibilidade e compromisso mesmo em uma atividade ligada a uma disciplina curricular. A cobertura do evento foi realizada na noite de 21 de outubro e teve o apoio da Assessoria de Comunicação da Vila Germânica. Para muitos, foi a primeira oportunidade de produzir e publicar um texto jornalístico. 

O trabalho de cobertura na noite do evento começou em 14 de outubro, quando os 28 estudantes participaram de uma reunião de pauta e escolheram, em duplas ou trios, uma das dez sugestões de temas elaboradas pela equipe da Assessoria de Comunicação. Os assuntos apresentavam diversidade e certo grau de complexidade, principalmente para repórteres com pouca experiência em cobertura de eventos desse porte. Na noite de 21 de outubro, as equipes se dirigiram até a Vila Germânica, onde foram recebidas na sala de imprensa para uma reunião prévia e distribuição dos crachás. 

Camila Sepka é egressa do curso de Jornalismo da Furb e hoje está à frente da Assessoria de Comunicação da Vila Germânica. Sob sua supervisão está o relacionamento com a imprensa local, nacional e internacional nas questões ligadas à Oktoberfest e às demais promoções culturais e artísticas que acontecem na Vila. Para ela, a atividade realizada pelo curso de Jornalismo da Furb representa uma experiência única para os acadêmicos, que desde cedo podem entrar em contato com as fontes pessoalmente, elaborar perguntas adequadas e viver uma experiência desafiadora, cuja recompensa é o texto publicado.  

“Como ex-aluna do curso de Jornalismo da Furb, acredito que atividades externas à universidade são muito importantes. Essa possibilidade de aprender em sala de aula e já aplicar numa situação real faz toda a diferença. Isso tem um grau de importância muito significativo para a carreira e para a vida pessoal desses alunos”, analisou Camila. 

Para ela, é nesses desafios que os estudantes conseguem se desenvolver como profissionais. “Eu não tive essa oportunidade, porque quando fiz a disciplina estávamos em isolamento, em 2020, por causa da pandemia de Covid-19. Mas, durante o curso, pude cobrir outros eventos, que foram muito importantes para minha formação, como uma cobertura esportiva ao vivo em um jogo de vôlei no Galegão”, lembrou. Camila salientou que durante essas atividades externas os estudantes conhecem as fontes, encontram os jornalistas da cidade e esse relacionamento é fundamental para o futuro na profissão. “Esse é um diferencial do curso de Jornalismo da Furb, foi um dos motivos que me levou a fazer faculdade”, ressaltou. 

A estudante Anna Paula Bona, 37 anos, uma das repórteres integrantes da cobertura especial, destacou que participar como jornalista de uma festa tão consagrada como a Oktoberfest é, antes de qualquer coisa, um privilégio. “Andar entre os pavilhões portando um crachá de imprensa, fazer entrevistas e poder acompanhar de perto as histórias que constroem um evento desse porte foi pra mim um presente, uma amostra de tudo o que o jornalismo pode proporcionar”, disse. “Todos nós guardaremos esse dia no coração e na memória. Uma experiência que certamente vai contribuir para a nossa futura formação como jornalistas profissionais”, completou. 

A reportagem especial é produzida anualmente na disciplina de Apuração e Escrita Jornalística. A atividade consta no plano de ensino e o resultado serve também como uma das quatro avaliações realizadas no semestre. A publicação passa antes pelas etapas de revisão e edição, simulando o trabalho de uma redação jornalística, o que garante uma experiência mais completa e imersiva em um processo de ensino-aprendizagem que tem o foco no estudante de jornalismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *