Edição deste ano homenageou os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A 30ª edição da Festitália chegou ao fim domingo, 22, encerrando mais de dez dias de celebrações dedicadas à cultura italiana. Realizado no Parque Vila Germânica, o evento atraiu milhares de visitantes, destacando a contribuição dos imigrantes italianos para a formação social e econômica da região.
“Indiscutivelmente, foi uma nova festa, porque nós conseguimos mudar o rumo dela. A festa estava em um rumo decadente até dois anos atrás e a partir dessa edição, nós vamos montar uma nova Festitália. O público até agora já está superior a 40 mil pessoas. Não há reclamações ou questionamentos”
– Norberto Mette, organizador da festa.
A programação da 30ª Festitália ofereceu uma imersão completa na cultura italiana, reunindo mais de 50 apresentações de música e dança folclórica, atrações infantis, desfiles temáticos e oficinas culturais. Entre os destaques estiveram o Desfile da Imigração Italiana, realizado em homenagem aos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil e a tradicional cascata de polenta, que atraiu o público com sua simbologia e sabor. A estrutura do evento também contou com restaurantes típicos, pizzas com massa de fermentação natural e adegas.
“A Festitália esse ano foi excelente. A quantidade de pessoas e de jovens que vieram se destacou bastante. Nós, do Lira, participamos de todos os eventos e hoje, finalizamos aqui. Foi fantástico. Nós tivemos aproximadamente 50 pessoas nas apresentações, mostrando a motivação do nosso grupo. E o Lira está bem feliz por não ter tido nenhuma reclamação, seja do som, da música ou da gastronomia”, enfatiza Mario Tachini, presidente do Lira Circolo Di Blumenau.
O encerramento é apenas uma pausa. A cultura italiana continua viva nos lares, nas associações culturais, nos grupos folclóricos e nas cozinhas das nonnas.
“A gente vive a Festitália desde o seu início e concepção. Ela vem crescendo a cada ano nas suas atividades, na sua cultura, na sua gastronomia, na presença do público. Esse ano, a festa foi realmente muito boa. Nós tivemos ótimas atrações musicais, a culinária se mostrou um valor muito alto e a participação do público foi excelente. Nós estamos bem satisfeitos”, destaca Décio Moser, integrante do Lira Circolo Di Blumenau.
A Festitália parte, mas a essência permanece, nas palavras ditas com sotaque, nas massas feitas à mão, nos abraços apertados e nos brindes feitos com alegria genuína.
Arrivederci, Festitália. Até breve!
Por: Andrei Felipe Imthurm e João Pedro Mussoi Brandão